 
						A Prefeitura de Diadema iniciou, na terça-feira (6), um mutirão emergencial para zerar a fila do CadÚnico – Cadastro Único, que acumulava 5.467 famílias em situação de espera. A medida, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, foi anunciada pelo prefeito Taka Yamauchi – MDB, como parte de uma estratégia de enfrentamento à desigualdade social no município.
Além disso, a ação garante que famílias de baixa renda tenham acesso a importantes programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Gás, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia. “Essa ação importante vai garantir o acesso da população a programas sociais essenciais, demonstrando o compromisso da nossa gestão com a inclusão e o combate à desigualdade”, afirmou Taka.
Ainda mais, a operação contará com reforço no número de cadastradores, o que permitirá a criação de 3.600 novas vagas de atendimento. Do mesmo modo, a prefeitura vai ampliar os dias de serviço, estendendo o funcionamento da Central do CadÚnico para os sábados, nos dias 24 de maio e 7 de junho, quando serão ofertadas mais 500 vagas em cada data.
Nesse sentido, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Eduardo Minas, destacou o empenho técnico e logístico envolvido na força-tarefa. “Mobilizamos todas as equipes para garantir que esse esforço atinja quem realmente precisa. Nosso objetivo é agilizar o acesso aos benefícios e restaurar a confiança da população nos serviços públicos”, declarou.
Contudo, o atendimento será feito apenas por agendamento prévio, e as famílias interessadas devem apresentar documento com foto e CPF de todos os moradores da residência, além de comprovante de endereço. Ou seja, o processo exige organização e atenção aos critérios de elegibilidade estabelecidos pelos programas federais, estaduais e municipais.
Em outras palavras, o objetivo é garantir que ninguém fique sem acesso a direitos fundamentais por falta de atendimento. “Zerar a fila do CadÚnico é prioridade. Estamos empenhados em promover a justiça social e o bem-estar da população. Isso é dignidade; é trabalho e compromisso com Diadema”, concluiu o prefeito.
A Central do CadÚnico está localizada na rua Antônio Piranga, 1.138, no centro de Diadema, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Agendamentos e mais informações podem ser obtidos pelo telefone (11) 4055-9100.
MARCOS FIDELIS
 
				