Querida leitora e estimado leitor, habemus papam. Nasceu em 14 de setembro de 1955, americano nascido em Chicago, nos Estados Unidos. Seu nome de batismo, Robert Francis Prevost. Possui um currículo acadêmico substancioso, destaco bacharelado em matemática. Aos vinte e dois anos, ingressou na Ordem de Santo Agostinho, onde fez o discernimento vocacional e foi ordenado padre em 1982.
Após concluir o Curso de Teologia, Dom Robert, foi enviado como missionário colaborar na missão agostiniana no Peru, onde trabalhou em Trujillo e Chulucanas, nesse período recebeu a cidadania peruana. Até o ano de 2013 esteve a serviço da ordem agostiniana. Em 2014 foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru e foi nomeado bispo titular de Sufar, sendo ordenado bispo em 12 de dezembro de 2014.
Em 30 de setembro de 2023 foi criado Cardeal. Ontem foi eleito como o 267º sucessor do Apóstolo Pedro. Assumiu o nome de Leão XIV para conduzir a barca de Pedro, como a tradição costuma qualificar a Igreja Católica Apostólica Romana. Em sua primeira mensagem aos presentes na Praça de São Pedro, que durou 10 minutos, disse: ““A paz esteja com todos vocês. Irmãos, irmãs, caríssimos, essa é a 1ª saudação do Cristo ressuscitado, do bom pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. “Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês, e todas as pessoas onde quer que elas estejam.
A todos os povos, e toda a terra, que a paz esteja com vocês. “Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus, Deus que nos ama todos, incondicionalmente…””
Ao concluir o discurso o Papa convidou os presentes e todos que assistiam pelos meios de comunicação que saudassem Nossa Senhora, com a oração da Ave Maria, e em seguida proferiu a bênção Urbi et Orbi. Certamente a Igreja viverá um novo tempo com a experiência da espiritualidade agostiniana, que nos ensinou como Santo Agostinho: “Para vós sou bispo, convosco sou cristão”.
Deus abençoe o Papa Leão XIV.
Piedade Coelho

