Em um momento em que os problemas de saúde mental se tornam cada vez mais comuns na sociedade contemporânea, o deputado estadual Átila Jacomussi – União Brasil, anunciou a criação de dois projetos de lei voltados à prevenção e ao tratamento de transtornos psicológicos no Estado de São Paulo.
Além disso, o parlamentar chamou a atenção para os alarmantes números que envolvem o tema: mais de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão, enquanto 18 milhões convivem com transtornos de ansiedade, segundo dados citados em sua declaração pública.
Nesse sentido, Jacomussi destacou a urgência da pauta ao admitir, em tom pessoal, que também enfrenta questões emocionais. “Eu sou ansioso, e vocês? Todos pela saúde mental!”, escreveu ele nas redes sociais, numa tentativa de aproximar o debate do cotidiano das pessoas.
Ainda mais preocupante, segundo o deputado, é a ausência de uma política sólida para atendimento imediato de vítimas de tentativa de suicídio. Por isso, ele protocolou um projeto de lei que estabelece um protocolo de acolhimento obrigatório nos prontos-socorros, tanto da rede pública quanto privada. Ou seja, a proposta busca padronizar e agilizar o socorro a essas vítimas em todo o estado.
Do mesmo modo, Átila também apresentou a chamada “PL Whindersson Nunes”, inspirada no humorista que falou publicamente sobre sua luta contra a depressão. A proposta visa garantir atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a crianças e adolescentes que enfrentam transtornos mentais.
Contudo, apesar do avanço legislativo, especialistas apontam que a eficácia das ações dependerá da destinação de recursos e da qualificação dos profissionais da área. Ainda assim, o deputado reafirma seu compromisso com a causa. “Tenho o compromisso de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. Essa é a minha prioridade!”, concluiu.