Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolítica

Daniel Buissa propõe Prêmio “Professor Inovador” para valorizar práticas pedagógicas em Santo André

 Projeto reconhece docentes que contribuem com criatividade para a melhoria da educação pública na rede municipal

Com o objetivo de estimular a criatividade em sala de aula e valorizar quem faz a diferença na educação pública, o vereador Daniel Buissa – Podemos, de Santo André, apresentou o projeto de lei que institui o Prêmio “Professor Inovador”. Nesse sentido, a iniciativa pretende reconhecer práticas pedagógicas transformadoras que impactam diretamente a qualidade do ensino na rede municipal.

Além disso, o projeto tem como base o Artigo 206 da Constituição Federal, que prevê a valorização dos profissionais da educação como um dos pilares do ensino brasileiro. Do mesmo modo, também se apoia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que defende o aperfeiçoamento contínuo dos educadores e a busca por padrões elevados de qualidade.

“O presente Projeto de Lei tem como objetivo reconhecer os professores que, por meio de práticas pedagógicas criativas e transformadoras, contribuam de maneira significativa para a melhoria do ensino ofertado no município”, destacou Buissa. Ou seja, a proposta não se limita a premiar resultados numéricos, mas valoriza os impactos sociais, humanos e formativos do trabalho docente.

Ainda mais, os projetos elegíveis ao prêmio deverão dialogar com temas fundamentais como educação ambiental, cidadania e educação financeira, sempre com forte conexão com a realidade dos estudantes. Juntamente com a valorização individual, o prêmio busca incentivar o engajamento da comunidade escolar na construção de um ambiente mais inclusivo e participativo.

Contudo, Buissa também chamou atenção para desafios persistentes, como evasão, reprovação e abandono escolar. Em outras palavras, ele defende que reconhecer boas práticas pode gerar um efeito multiplicador, inspirando outras escolas e educadores a seguirem caminhos inovadores para enfrentar esses problemas.

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo