O show da Lady Gaga foi apenas a cereja do bolo de uma semana cheia de notícias boas para o turismo do Rio de Janeiro. Se a expectativa da cantora pop é de ter movimentado algo em torno de R$ 600 milhões na economia, o que dizer do carnaval, que gerou R$ 8,8 bilhões, segundo dados da Fecomércio RJ?
A Festa de Momo já entrou para a história e, a cada ano, recebe mais e mais pessoas do Brasil e do mundo inteiro. São argentinos, chilenos, norte-americanos, espanhóis, britânicos — muitos países vindo festejar e celebrar essa grande festa do calendário fluminense.
Cerca de 49,6% dos visitantes são brasileiros residentes no país, com destaque para São Paulo (29,4%), Minas Gerais (16,3%) e Distrito Federal (10,1%). Outros destaques foram o Rio Grande do Sul (9,9%) e Goiás (4,3%).
Entre os 50,4% dos turistas estrangeiros que estiveram no Rio no carnaval, 54,3% eram das Américas, sendo 28,7% da Argentina e 9,0% dos Estados Un
idos. Da Europa, o Reino Unido se destaca com 8,0%, seguido da Alemanha (7,8%) e da França (7,6%).
O tempo médio de permanência foi de nove dias — sendo 11 dias entre os estrangeiros e sete dias entre os brasileiros — o que demonstra que viagens de longa distância duram mais tempo.
A festa não para, e tem gente querendo saber quem será a próxima atração em Copacabana. Se isso virar rotina, a cidade pode já ter no calendário de eventos uma atração para o feriado do Dia do Trabalhador ou outro que permita emenda.
É o Rio de Janeiro voltando a ser a porta de entrada dos turistas no Brasil e recuperando seu jeito de ser alegre e receptivo, como fora em outros anos.