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Fórum de Gastronomia reuniu especialistas do setor de Alimentos e Bebidas no Sesc S. André  

Encontro promovido por Sebrae-SP, Abrasel-SP e parceiros debateu tendências, gestão e oportunidades para bares e restaurantes da região.   

  Na manhã da última terça-feira (29/04), mais de 70 empresários participaram da terceira edição do Fórum de Gastronomia do Grande ABC, realizado na unidade do Sesc de Santo André. O objetivo do encontro foi o de conectar profissionais do setor de Alimentos e Bebidas da região e discutir tendências e avanços do segmento.
“Sabemos da Importância dos bares e restaurantes e alimentação popular e todos os desafios: o CMV cada vez mais alto, inflação, déficit de mão de obra entre todos os outros desafios. E para isso a gente precisa se planejar, inovar, se relacionar, trocar ideia e fazer parcerias. E esse é o nosso objetivo central deste evento e de todos os outros que virão a partir do Sebrae-SP, da Abrasel e seus parceiros no grande ABC. Será uma manhã de muitos insights e espero que estes insights sejam colocados em prática”, disse o gerente regional do Sebrae-SP, Vinicius Agostinho da Nóbrega, na recepção aos participantes.
Fórum de Gastronomia reuniu especialistas do setor de Alimentos e Bebidas no Sesc S. André
O evento começou com a palestra da especialista em hospitalidade e F&B Trends, Karyna Muniz, que falou sobre “Tendências e Inovações no Setor de Alimentos e Bebidas”. Para Karyna, o empreendedor que conhece com propriedade as necessidades de seu cliente já está na rota para caminhar junto com as tendências de mercado, um reflexo dos hábitos de consumo da sociedade. Como exemplo, a palestrante destacou as diferenças regionais, não apenas entre estados, mas até mesmo entre bairros de uma mesma cidade. “Há um empresário com seis lojas de uma marca consolidada no centro e na zona oeste de São Paulo que decidiu abrir uma unidade no Tatuapé, mas não obteve sucesso. Ele não entendeu o público local”, relatou.  Karyna também fez um paralelo entre os desafios do setor – as chamadas “dores” – e as oportunidades existentes. A concorrência acirrada, segundo ela, pode ser enfrentada com a adoção de novas práticas na cadeia produtiva, com foco em sustentabilidade e geração de valor. Já demandas específicas de consumo abrem espaço para inovação em produtos e serviços.
Dores antigas e atuais 
Em seguida, os participantes assistiram ao painel “Desafios e Soluções na Gestão de Bares e Restaurantes”. A “mesa” foi composta pelo líder em Gestão e Desenvolvimento na Abrasel-SP, Leonardo Schonwald; pelo economista e consultor de Negócios do Sebrae-SP, Leonardo Tegg; pela gerente comercial do iFood, Cibele Oliveira, e pelo consultor estratégico e fundador da Remap Consultoria, Gustavo Robbi. O debate foi mediado pela analista de Negócios do Sebrae-SP, Rosiane Moreira.
O planejamento financeiro é uma dor que não passa desde os primórdios do empreendimento. Colocar na mesa os objetivos, receitas, despesas e riscos parece uma medida óbvia, mas muitos empresários já começam errado ao não praticá-la. De saída o principal problema é o empresário que mistura em sua gestão a pessoa física da pessoa jurídica. “Já ouvi relatos de empresários que ficam nesta operação mesmo sendo uma empresa já de muitos anos e com muitos funcionários. Essa mistura a gente chama de confusão patrimonial”, aponta o consultor de Negócios do Sebrae-SP, Leonardo Tegg, que atende muito gestor em buscar de solução para este ponto. “É preciso definir o pró-labore, ou seja, o salário que o empreendedor e o seu sócio, se tiver”. O pró-labore é diferente de distribuição de lucros, que remunera os sócios com base no capital investido. O valor pode ser definido no contrato ou por acordo entre os sócios.  Já Leonardo Schonwald, da Abrasel, defende que o empreendedor deve ter um olhar mais estratégico da empresa e crie processos na sua empresa. “Muitas vezes a gente vê os empresários fazendo gestão por exceção e fica só apagando incêndio. Os problemas vão acontecer, são inerentes ao negócio. Mas se você não criar processos, você não vai saber quantas pessoas você precisa para aquilo e nem os resultados da sua operação”.
O consultor e empresário, Gustavo Robbi, trouxe para o debate duas dores dos tempos modernos: como manter o funcionário e como conviver com a nova geração. Robbi conta a sua estratégia para lidar com as duas questões. “Com a geração “Z” estou colocando pessoas que liderem esse grupo e que tenham o mesmo nível de pensamento estratégico. E remuneramos melhor do que a média do mercado para poder reter talentos”, conta. Outra medida adotada pelo empresário é colocar os jovens mais para a área operacional e os líderes para funções estratégicas. “E aí sim eu tenho tempo de sentar com o Léo do Sebrae-SP e discutir meu DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), e meu DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa)”, brincou. Robbi conta também que sempre se atualiza e no começo de seu negócio leu todo o “booking financeiro” do Sebrae-SP. O material é disponibilizado gratuitamente para consulta com informações sobre gestão financeira, com foco em ferramentas de planejamento e controle financeiro para micro e pequenas empresas. Vale informar que o Sebrae-SP oferece diversos materiais e serviços para auxiliar os empreendedores nessa área, como e-books, cursos, consultorias e aplicativos.
A gerente Comercial do iFood, Cibele Oliveira, defende que a transparência na comunicação também é uma medida que dá segurança ao funcionário. Quando a gente lida com as pessoas, a gente não sabe se comunicar. Como é que essas pessoas também vão caminhar nessa mesma direção?”, questionou.
Uma unanimidade foi a defesa de um atrativo, como benefícios, da empresa para reter funcionários. Um exemplo é o Sesc, acessível aos trabalhadores do comércio, serviços e turismo que os empresários podem oferecer aos colaboradores, mas poucos sabem. “Estamos prontos para acolhê-los.  É de todos. É tudo que o Sesc pode proporcionar de cultura, saúde e esporte para as pessoas do comércio e de serviços”, destacou a coordenadora do Programa Sesc Mesa Brasil na unidade de Santo André, Milena Prinholato.
O empresário que tiver interesse pode se informar por meio do link Credencial Sesc
Fórum de Gastronomia do Grande ABC foi promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a Abrasel-SP, iFood e Sintragastroh
Também estiveram no evento os secretários da pasta de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo e Santo André e Ribeirão Pires, Rafael Demarchi, Evandro Banzato e Cesar Ferreira, respectivamente; o diretor do Sintragastroh, Fabio Santana, o líder de captação da Abrasel, Pedro Facchini e o gerente regional de desenvolvimento da Sicredi, na região do ABCD, Jacques Pacheco.
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