ArtigoHome

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Por Piedade Coelho

Querida leitora e estimado leitor, o catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana, no número 2166, ensina que o cristão começa suas orações e ações pelo sinal da cruz: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Neste final de semana, o mundo cristão, está celebrando o Tríduo Pascal.

 

Iniciou-se na quinta-feira, para recordar a última Ceia de Jesus; o evangelho extraído de João 13,1-15, apresenta Jesus lavando os pés dos discípulos e finaliza com a recomendação: “Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Na sexta-feira santa, somos convidados a ler e meditar a Paixão de Jesus que está no evangelho de João 18,1-19,42; além da Paixão de Jesus, a liturgia nos convida a fazer as dez orações: pela Igreja, pelo Papa, pelos membros da Igreja, pelos Catecúmenos (pessoas que serão batizadas), pela unidade dos cristãos, pelos Judeus, pelos que não creem em Cristo, pelos que não creem em Deus, pelos poderes públicos e por todos os que sofrem.

 

Após as orações, é apresentada a Cruz com a imagem de Jesus. A liturgia qualifica esse momento da celebração como Adoração de Cristo na Cruz. A Cruz é introduzida diante do altar principal pelo corredor central do templo, e por três vezes, o celebrante canta: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo”, a assembleia responde: “Vinde, adoremos”. Em seguida os fiéis fazerem sua adoração. Após a adoração da Cruz, acontece a Comunhão, com o pão eucarístico consagrado na Missa da quinta-feira.  Para finalizar o Tríduo Pascal, no sábado, é aceso o Círio Pascal, com a seguinte proclamação: “Cristo ontem, Princípio e Fim. Alfa e Ômega. A Ele o tempo, a glória e o poder pelos séculos sem fim. Amém. Por suas santas Chagas, suas chagas gloriosas, o Cristo Senhor nos proteja e nos guarde. Amém.

 

A luz do Cristo que ressuscita resplandecente dissipe as trevas do nosso coração e nossa mente”. Em seguida acontece uma procissão, e a assembleia permanece em oração ouvindo textos bíblicos, onde é anunciada a Ressurreição de Jesus em Lucas 24,1-12. Jesus Ressuscitou e está sentado à direita de Deus Pai no céu.

 

Desejo a você, familiares e amigos uma santa e Feliz Páscoa.

Piedade Coelho

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo