CidadesHomeSanto André

O primeiro auditório de Paranapiacaba

O prefeito de Santo André, Gilvan Junior, entregou dois equipamentos à população de Paranapiacaba em agenda de visitas no último domingo (13): o Auditório e a Brinquedoteca.

O primeiro auditório da Vila inglesa em plena região metropolitana de São Paulo foi uma obra totalmente restaurada pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no imóvel destruído pelo incêndio em 2007.

Localizado na Estrada do Hospital Velho, na rua Dr. Marun, 313, o espaço ficou desativado por quase duas décadas, sem condições para moradia ou quaisquer tipos de atividades, já que o fogo consumiu quase tudo, restando apenas a parte metálica e a parede frontal de alvenaria.

O projeto de reconstrução só começou a dar andamento com a abertura do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, do Governo Federal, em 2014. A casa incendiada parecia, finalmente, que seria recuperada. Mas, a realidade foi bem diferente.

Somente após resolver todos os trâmites burocráticos o convênio entre a Prefeitura de Santo André e o Iphan foi assinado, liberando recursos no valor de R$ 1.426.629,29.

A ordem de serviço para foi assinada em abril de 2024, em meio a mais um aniversário da cidade. A empresa Edipal Construtora e Imóveis Papai Ltda foi anunciada como vencedora da licitação para início imediato das obras de reerguimento do prédio.

Toda a parte de alvenaria foi mantida, mas o projeto final reservava um outro destino para a casa incendiada: a transformação em um auditório.

O espaço ficou pronto 12 meses mais tarde com capacidade para 49 pessoas sentadas. Mais um presente de aniversário da administração municipal, através da recém-criada Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense.

Além de reservado e aconchegante, o design inglês está presente em cada detalhe no novo espaço, que no século XIX serviu de base para o Complexo Hospitalar durante as obras de duplicação da ferrovia Santos-Jundiaí e a construção do sistema funicular.

Na primeira metade da década de 1910 passou a ser moradia de engenheiros e profissionais da hierarquia da companhia britânica. A situação perdurou até 1946, data em que a União encampou a ferrovia e todos os pertences, inclusive o imóvel.

Por alguns anos a residência foi utilizada por moradores da Vila, mas no momento em que ocorreu o incidente em 2007 já estava vazia.

Com a restauração completa, o auditório irá abrigar diversas atividades culturais e grupos pedagógicos, ambientais e empresariais. O local será ideal para reuniões, oficinas, palestras cursos e encontros que não demandem grandes públicos.

É grande a satisfação de ver que a Vila tem mais um equipamento antigo recuperado para uso da população. A cada passo conquistado, cresce o empreendedorismo e o interesse turístico, caminhos que levam para a conquista do título de Patrimônio Mundial da Humanidade junto a Unesco.

Outro serviço entregue no último domingo (13) foi a Brinquedoteca nas dependências do Cine Lyra, inaugurado em 20 de julho do ano passado, na abertura do Festival de Inverno, e que hoje é importante ponto cultural de exposições e exibições de produções cinematográficas e documentários. A Brinquedoteca é dedicada especialmente às crianças, que podem se divertir e aprender com as brincadeiras lúdicas que o espaço proporciona gratuitamente.

A Vila te espera de braços abertos para conhecer os novos equipamentos! Participe!

 

@fabiopicarelli

Dr. Fábio Picarelli

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo