Pio Mielo assume secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Caetano
Vereador quer criar a Câmara Permanente de Negociação Tributária; posse está marcada para a próxima terça-feira (22)
O vereador Pio Mielo – PSD, deixará a Câmara Municipal de São Caetano para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, a convite do prefeito Tite Campanella – PL. A mudança marca a primeira atuação do parlamentar no Executivo municipal, após quatro mandatos no Legislativo. Além disso, com a saída de Mielo, a cadeira na Câmara será ocupada por Daniel Córdoba, também do PSD.
A nomeação representa uma movimentação estratégica dentro do governo, já que a Pasta desempenha um papel central nas políticas de inovação e fomento ao empreendedorismo da cidade. “Assumir uma secretaria estratégica, em uma cidade como São Caetano, exige responsabilidade. A missão é dialogar com as grandes matrizes econômicas, mas sempre com prioridade na porta aberta, no atendimento cotidiano”, afirmou Pio Mielo.
Ainda mais, a nomeação reforça a relação de confiança entre o prefeito e o novo secretário. “Esse gesto de confiança da parte dele me deixa muito honrado e feliz. O prefeito Tite foi vereador comigo por oito anos. Quando fui presidente da Câmara, ele foi líder de governo; depois, quando ele assumiu a Prefeitura, eu exercia a presidência do Legislativo”, destacou o parlamentar.
Inovação
Do mesmo modo, a nova missão envolve reforçar e ampliar as políticas públicas voltadas à inovação tecnológica e ao apoio ao setor produtivo local. “A Secretaria que passo a comandar tem, nos últimos anos, desempenhado papel fundamental no fomento à inovação. São Caetano se tornou referência no ABC e em todo o Estado de São Paulo pelo incentivo à tecnologia, através de programas em parceria com a USCS, o Instituto Mauá, entre outras universidades”, acrescentou.
Contudo, Mielo enfatiza que o foco não será apenas nas grandes empresas ou startups. Em outras palavras, a intenção é construir uma política inclusiva para todos os tipos de empreendimentos. “Desde o maior contribuinte de ISS até o microempreendedor individual, todos são essenciais”, pontuou. Nesse sentido, uma das propostas em estudo é a criação de uma Câmara Permanente de Negociação de Tributos Municipais, para que os contribuintes possam negociar débitos com mais flexibilidade durante o ano.
Além disso, o novo secretário pretende implantar uma Sala de Acolhimento ao Empreendedor. A ideia é reunir em um único espaço todos os serviços necessários para a abertura de empresas na cidade, evitando que o cidadão tenha que percorrer diferentes setores da Prefeitura. “Hoje, essa pessoa precisa passar por diversos setores: urbanismo, vigilância sanitária, contabilidade… Podemos centralizar tudo em um único local, para que ele resolva tudo de forma ágil”, explicou.
Desafios
Apesar disso, Mielo lembra que os desafios são grandes, especialmente diante das transformações trazidas pela Reforma Tributária. “Vivemos um momento importante, com a iminência da implementação da Reforma Tributária, já aprovada. Essa reforma trará grandes impactos às cidades, e São Caetano não será exceção. Por mais que ostentemos ótimos indicadores, é preciso olhar para o futuro”, frisou.
Por fim, o vereador — que foi o segundo mais votado nas eleições de 2024 e presidiu a Câmara Municipal nos biênios 2017-2018 e 2019-2020 — afirma que a qualificação da população será prioridade. “Acredito que somente por meio da educação e da qualificação contínua conseguimos construir uma sociedade melhor. Um dos principais problemas que já identificamos, especialmente no cenário econômico atual, é a má formação e a baixa qualificação da população.”
A cerimônia de posse está marcada para a próxima terça-feira (22).
MARCOS FIDELIS