WALTER ESTEVAM JR.
O deputado federal Alex Manente – Cidadania, tem uma tarefa especial para destinar emenda parlamentar de R$ 18,5 milhões para a construção de um hospital público de saúde mental na Região do ABC.
Dados mostram que problemas de saúde mental estão afastando trabalhadores de suas funções laborais em escala significativa.
Alex esteve reunido com diretores da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em São Caetano para avaliar a viabilidade da construção do equipamento em uma área de 5 mil metros da instituição.
A APAE estuda há alguns anos qual o modelo mais adequado à unidade de referência.
“Ainda não posso dizer 100% do formato, mas parte dele vai ser de demanda aberta e parte de encaminhamento”, afirmou o vereador Caio Salgado – PL, Conselheiro da APAE.
CRESCIMENTO
Em 2024 cerca de meio milhão de trabalhadores precisaram se afastar do emprego por causa de transtornos mentais. A quantidade de licenças por ansiedade cresceu mais de 400% na última década.
“O crescimento da demanda é grande principalmente após o COVID. Estamos trabalhando para buscar parceiros nesse projeto pois já temos uma área de 5 mil metros quadrados”, explicou Jorge Salgado, presidente da APAE que atende 220 alunos e realizou mais de 11 mil procedimentos em 2024 com munícipes da cidade.
“A construção desse equipamento será de grande colaboração para o município e região, inclusive a nível estadual”, disse a professora Ana Paula Haussauer, Diretora da APAE.
CONVÊNIOS
A entidade já distribuiu mais de 700 aparelhos de audição no último ano, importados da Itália, Finlândia e EUA além de outros convênios como o cardiovascular em parceria com o PRONAS – programa do Ministério da Saúde que incentiva projetos de saúde para pessoas com deficiência.