Os vereadores de Santo André, Rodolfo Donetti – Cidadania, e Dra. Ana Veterinária – PSD, apresentaram nesta semana um Projeto de Lei que propõe a criação do programa “GCM – Patrulha Amiga do Animal”. A iniciativa tem como objetivo destinar agentes e viaturas da GCM – Guarda Civil Municipal para atender exclusivamente ocorrências relacionadas a animais no município.
De acordo com Donetti, a proposta visa agilizar o atendimento de casos envolvendo animais e garantir uma abordagem mais eficaz. “Observamos tal proposta como necessária para o célere atendimento de demandas municipais a respeito da causa animal. Atualmente, ocorrências envolvendo animais vivos são direcionadas principalmente ao Departamento de Controle de Zoonoses, pertencente ao Poder Executivo, sendo que a retirada de cadáveres de animais das ruas, das residências e de hospitais veterinários permanece a cargo do Semasa”, explicou o vereador.
Ainda assim, ele destacou que os órgãos responsáveis atualmente não possuem atuação preventiva, o que acaba atrasando o atendimento e, em muitos casos, resultando na morte de animais. “Tais órgãos públicos não possuem como função principal a atuação preventiva, mas apenas mediante provocação dos interessados, de modo que grande parte das ocorrências envolvendo animais acabam por não serem atendidas prontamente, causando muitas vezes a morte de animais, principalmente de cães, gatos e outros animais de pequeno porte”, afirmou Donetti.
Além disso, o vereador ressaltou que a ação articulada da GCM permitirá maior eficiência no cuidado com os animais e garantirá mais segurança à população. “A atuação conjunta, articulada e preventiva da Guarda Civil Municipal para esta finalidade possibilitará que muitas destas ocorrências envolvendo animais sejam resolvidas a contento e com maior celeridade, já que as viaturas exclusivamente destinadas a esta finalidade realizarão também, diuturnamente, o policiamento ostensivo e preventivo no município, o que certamente evitará, em grande parte dos casos, a morte de animais”, concluiu.
O projeto agora aguarda tramitação na Câmara Municipal e, se aprovado, poderá representar um avanço significativo para a proteção animal em Santo André.