HomePolítica

Câmara de SBC, vereadores e Diocese de Santo André reagem a fala de Watanabe

Dom Carlos Cipollini repudia declarações de vereador que associou sacerdócio católico à pedofilia

Ainda repercute mal a fala do vereador Henrique Watanabe – PRTB, na tribuna da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo na última quarta-feira (19). O bispo Dom Carlos Cipollini da  Diocese de Santo André classificou como chocantes as declarações do parlamentar que não obstante também ataca o Papa Francisco que além de líder religioso é chefe de Estado.

Dom Carlos Cipollini ainda se posiciona questionando se não há assuntos mais importantes de interesse da população para serem discutidos pelo legislativo municipal. “O estudo, encomendado pela própria Igreja Católica nos Estados Unidos, não aponta qualquer relação entre o recrutamento de sacerdotes e tendências pedófilas, tampouco menciona psicólogos responsáveis por essa suposta prática”, afirmou o bispo diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Em outras palavras, a Diocese destacou que o relatório aponta falhas institucionais do passado, como a transferência indevida de clérigos acusados e a omissão de denúncias, mas não há qualquer indício de que a Igreja tenha deliberadamente selecionado abusadores para o sacerdócio.

Nesse sentido, a Igreja também enfatizou os avanços nas políticas de prevenção e combate a abusos. Do mesmo modo, a Diocese de Santo André reforçou que possui a Comissão Diocesana para a Tutela dos Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, que atua na orientação e acolhimento de denúncias. “A criação desta comissão está em plena sintonia com as diretrizes da Santa Sé e da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reforçando o compromisso da Igreja com a transparência e a justiça”, completou Dom Pedro Cipollini.

Câmara

Os vereadores reagiram e na sua totalidade repudiaram a fala do colega e a Câmara Municipal emite nota oficial destacando ser ato isolado. “Não compactuamos com a disseminação de informações falsas e prejudiciais, ao mesmo tempo que reafirmamos nosso respeito à Igreja Católica, que há séculos contribui para a formação ética, social e cultural de nossa sociedade”, diz o comunicado.

Especialista

Especialista em Direito Público destaca que a fala além de controversa é  uma fake news à medida que Watanabe disse que estudou uma obra de autor norte-americano sem citar ambos. Em outras palavras, mentiu, o que pode configurar quebra de decoro parlamentar.

 

Defesa

Apesar disso, Watanabe divulgou uma nota justificando sua fala, alegando que suas declarações foram mal interpretadas. Segundo ele, sua intenção não era atacar a Igreja, mas sim denunciar supostas práticas criminosas cometidas por infiltrados na instituição. “Minha fala jamais teve como alvo esses homens de bem, que merecem nosso respeito, nossas orações e nosso apoio incondicional. Me referi exclusivamente aos infiltrados, aos criminosos que, sob o disfarce da batina, tentam perverter a Igreja e enfraquecê-la”, declarou o vereador.

Donizetti de Souza

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo