Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomeTurismo

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Jarbas Favoretto

DE CAUÊ PRA CASTILHO

Uma vila chamada Cauê recebeu uma equipe do engenheiro Alfredo de Castilho abrindo estrada para a então ‘EF Noroeste do Brasil’ a caminho de Mato Grosso (hoje do Sul), e onde fizeram uma Estação Ferroviária.

Em 1937, a tal vila passou a se chamar Alfredo de Castilho, e em 1944 apenas “Castilho”.

Hoje, o município é um dos maiores do Estado em extensão territorial e faz divisa com Três Lagoas (MS), separados pelo Rio Paraná, onde está a Usina Hidroelétrica Souza Dias, mais conhecida como “Usina Jupiá”.

A região tornou-se um dos principais pontos turísticos, além do turismo náutico, com caiaques, jet ski, barcos e lanchas, incluindo os mergulhos de aventura.

 

CASTILHO E O PARQUE ESTADUAL

Na foto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente:  Parque Estadual Aguapeí.

 

A cidade de Castilho é uma das que fazem parte do Parque Estadual de Aguapeí, onde predomina a Mata Atlântica.

No parque foram catalogadas 402 espécies de animais, calculando-se 38 de mamíferos, 236 aves, 21 répteis, 25 anfíbios e 82 peixes.

Ao longo do trecho do Rio Aguapeí, passando pelo parque, podem ser vistos belos cenários de áreas protegidas, destacando-se as “praias” naturais que “mudam” de lugar, redesenhando o curso do rio.

 

 

PARAÍSO DO PESCADOR

Na foto da Prefeitura:  Ranchos e casas de veraneio em Castilho (SP).

 

Assim é conhecida a cidade de Castilho.

O município possui uma das maiores extensões costeiras de águas pluviais do Brasil, eis que banhado por três rios: Paraná, Tietê e Aguapeí.

São 85 km de margens, parte delas abrigando inúmeras pousadas, ranchos de veraneio, condomínios, e outros que tais.

 

 

 

A cidade de Castilho é a Capital da Pesca Esportiva no Estado de São Paulo, fundadora de um dos torneios mais tradicionais, e se vangloria do domínio de peixes nobres como o Dourado, o Pintado, o Jaú, o Pacu e a guerreira Piapara.

Visite Castilho. Você tem muito a aproveitar.

 

 

CIDADE TURÍSTICA DE PEDREIRA

Na foto:  Cidade de Pedreira, vista do seu Teleférico.

 

Ali era uma fazenda no tempo dos ‘afonsinhos’. Mas, um dia, o fazendeiro cismou de fazer arruamentos e vender lotes. Claro que doou um bom pedaço para que se fizesse uma igreja, o normal naqueles tempos. E foi o bastante para ser iniciada uma povoação que hoje enche de orgulho os seus habitantes.

 

 

Agora, não é apenas uma cidade ideal para aquelas comprinhas que você não dispensa. É um paraíso de artigos, principalmente de porcelanas, que deixam a sua casa mais bonita.

Tudo é reluzente com o brilho de todas as cores.

Pedreira foi oficializada pelo governo do Estado como um dos novos Municípios de Interesse Turístico, e lá está aguardando a sua visita.

 

 

MUSEU  DA  PORCELANA

 

Na foto:  Museu da Porcelana, em Pedreira (SP).

     Depois de trabalhos de revitalização ocorridos há alguns anos, está esperando a sua visita o Museu Histórico e da Porcelana, na cidade de Pedreira, uma das que fazem parte do Circuito das Águas Paulistas e distando apenas 137 km da capital.

     O Museu tem em seu acervo peças que retratam trechos da fundação da cidade, destacando-se a forte imigração italiana e o auge da época das ferrovias.

  

 

   Claro está, os atrativos principais são os móveis e as peças de porcelana que acompanharam toda a história da “Cidade dos Pedros”.

    

O Museu funciona num sobrado do final do século XIX.

    Também, uma mini fábrica mostra para você o processo de abricação das porcelanas em geral. O Museu tem entrada franca, de segunda à domingo, das 9h às 17h. Tel. (19) 3852-3674.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo