HomePolítica

Fernanda Durães propõe criação do “Março Lilás” em Diadema

Projeto de lei busca ampliar conscientização e incentivar exames preventivos contra o câncer do colo do útero

A vereadora Fernanda Durães – MDB, apresentou um projeto de lei para instituir o “Março Lilás” no Calendário Oficial de Diadema. A proposta tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, doença que, apesar dos avanços na medicina, ainda é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

“O câncer do colo do útero é um dos mais comuns entre as mulheres, sendo a quarta principal causa de morte por câncer no Brasil. No entanto, essa doença pode ser prevenida e detectada precocemente por meio de exames regulares, como o Papanicolau, e da vacinação contra o HPV, principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer”, explicou Fernanda Durães.

Além disso, a vereadora destacou que a campanha tem o intuito de incentivar a população feminina a realizar exames preventivos e fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde da mulher. Ainda mais, a proposta prevê a realização de ações educativas, mutirões de exames e distribuição de materiais informativos, garantindo o acesso a serviços essenciais para a detecção precoce da doença.

Nesse sentido, Durães reforçou que diversas cidades já implementaram iniciativas semelhantes e obtiveram resultados positivos na prevenção do câncer do colo do útero. “Diversos municípios brasileiros já adotaram campanhas semelhantes, promovendo palestras, mutirões de exames preventivos e distribuição de materiais informativos, facilitando o acesso da população a serviços de saúde fundamentais para a prevenção e detecção precoce da doença”, afirmou.

A proposta agora segue para análise na Câmara Municipal. Caso seja aprovada, o “Março Lilás” poderá se tornar um marco anual na conscientização da saúde da mulher em Diadema, promovendo mais informação e prevenção contra a doença.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo