Américo Scucuglia é condenado por violência política de gênero em São Caetano
Parlamentar comparou colega Bruna Biondi à deputada Maria do Rosário durante sessão na Câmara Municipal

O vereador Américo Scucuglia – PRD, foi condenado pela Justiça Eleitoral, nesta terça-feira (18), pelo crime de violência política de gênero contra a colega Bruna Biondi – PSOL. O episódio aconteceu em fevereiro do ano passado, durante uma sessão ordinária na Câmara Municipal de São Caetano.
Na ocasião, Scucuglia comparou Biondi à deputada federal Maria do Rosário – PT, afirmando: “Se deixasse pela nossa Maria do Rosário aqui de São Caetano, seria uma beleza o Brasil, mas graças a Deus que a esquerda é uma minoria”. A declaração remeteu à fala do ex-presidente Jair Bolsonaro – PL, contra Maria do Rosário no Congresso Nacional, quando ele afirmou que “não a estupraria porque ela não merecia”.
O debate que antecedeu a fala de Scucuglia girava em torno de uma declaração do presidente Lula – PT, sobre o genocídio cometido por Israel contra os palestinos, além da votação de uma moção de apoio aos deputados federais de oposição ao petista. Ainda assim, a defesa de Biondi alegou que o vereador utilizou o discurso para humilhar a parlamentar, menosprezando sua condição de mulher e dificultando o exercício de seu mandato.
Na sentença, o juiz eleitoral Pedro Corrêa Liao destacou que “o dolo de impedir ou dificultar a fala da vítima no exercício de seu mandato eletivo por meio do menosprezo à condição de mulher” ficou evidente. Porém, Scucuglia afirmou que irá recorrer da decisão, mas evitou comentar o caso.