O São Caetano conquistou uma importante vitória neste domingo (16) ao derrotar o Ceará por 3 sets a 2, com parciais de 25-18, 19-25, 17-25, 25-16 e 14-16, em duelo válido pelo jogo de ida das quartas de final da Superliga B. A partida foi disputada no Ginásio Aécio de Borba, que recebeu 1.058 torcedores, registrando o recorde de público do adversário na competição.
Com o triunfo, a equipe paulista agora tem a vantagem para o confronto de volta, que acontece na sexta-feira (21), às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Milton Feijão, em São Caetano. Caso vença novamente, garante a classificação. Contudo, se for derrotado, a decisão irá para o golden set, um período extra que definirá o semifinalista.
O início da partida foi equilibrado, com as duas equipes alternando bons momentos. O Ceará, impulsionado pelo apoio da torcida, conseguiu encaixar um forte jogo ofensivo e aproveitou os erros de saque do São Caetano. Como resultado, fechou o primeiro set em 25 a 18.
Apesar disso, o São Caetano reagiu no segundo set, ajustando seu sistema defensivo. Com uma postura mais segura, a equipe paulista neutralizou os ataques adversários e passou a explorar os erros do Ceará. Com eficiência no bloqueio e melhor tomada de decisão, abriu uma boa vantagem e venceu o set por 19 a 25.
No terceiro set, o São Caetano manteve o ritmo e dominou as ações. Aproveitando os contra-ataques e impondo dificuldades à recepção cearense, conseguiu abrir oito pontos de vantagem. O adversário ainda tentou reagir, porém a equipe paulista garantiu a vitória por 17 a 25.
Todavia, o Ceará não se entregou e voltou melhor no quarto set. A equipe de Raphael Dantas ajustou o saque e pressionou o São Caetano. Dessa forma, controlou o placar e fechou o set em 25 a 16, forçando a decisão no tie-break.
No set decisivo, o São Caetano mostrou força psicológica. Mesmo ficando quatro pontos atrás, buscou a virada e se manteve firme nos momentos decisivos. O Ceará chegou a empatar nos últimos pontos, porém dois erros consecutivos decretaram a vitória paulista por 14 a 16.
