Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolítica

Ricardo Alvarez propõe Política Municipal de Combate ao Racismo em arenas esportivas de Santo André

Projeto de lei busca tornar estádios, campos de várzea e arenas locais seguros e acolhedores

O vereador Ricardo Alvarez – PSOL, apresentou na Câmara Municipal de Santo André um projeto de lei que propõe a criação da Política Municipal de Combate ao Racismo nos estádios, nos campos de várzea e nas arenas esportivas. A iniciativa visa tornar esses espaços mais seguros e acolhedores para torcedores, jogadores, árbitros, jornalistas e demais integrantes da comunidade esportiva.

Nesse sentido, Alvarez destacou que a proposta busca enfrentar o racismo no ambiente esportivo por meio de medidas concretas, incluindo a implementação de um “Protocolo de Combate ao Racismo”. “O presente projeto tem como objetivo tornar os estádios, campos de várzea e demais arenas esportivas do Município de Santo André lugares seguros e acolhedores para toda a comunidade esportiva. Bem como torná-los expoentes da prática antirracista no âmbito do Município”, afirmou o vereador.

Além disso, ele ressaltou a importância de medidas punitivas para coibir o racismo nesses ambientes. Para exemplificar, o parlamentar citou a Lei nº 7.716/1989 (Lei do Crime Racial), que foi recentemente alterada pela Lei nº 14.532/2023, incluindo penalidades mais severas para esse tipo de crime. “O crime de racismo no Brasil sofreu uma importante alteração no ano de 2023, incluindo a proibição de frequência, por três anos, a locais destinados às práticas esportivas”, explicou.

Apesar disso, Alvarez enfatizou que a existência dessas leis federais não exime os municípios de adotarem medidas específicas para garantir o direito à equidade e à proteção dos cidadãos. “O fato de existirem tais leis não exime o Município de resguardar os direitos dos munícipes, especialmente no que diz respeito ao combate ao racismo nos estádios, campos de várzea e arenas esportivas de Santo André”, pontuou.

Ainda mais, o projeto reforça a necessidade de um posicionamento firme do Legislativo municipal contra a violência racista. “É fundamental que a Câmara Municipal se comprometa com esta luta e adote um protocolo que garanta um espaço verdadeiramente acolhedor para toda a comunidade esportiva presente nos estádios e arenas esportivas do território andreense”, concluiu o vereador.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo