HomePolítica

Alex Manente celebra aprovação de PL no Congresso que garante atendimento prioritário para mães atípicas

A proposta busca sensibilizar a sociedade e o Estado sobre a importância de ampliar a rede de acolhimento e proteção para essas famílias

O deputado federal Alex Manente – Cidadania, celebrou a aprovação do Projeto de Lei 3124/23 na Câmara dos Deputados, uma medida que promete transformar a realidade de mães que cuidam de filhos com doenças raras ou deficiências. O texto, que agora segue para análise no Senado, busca garantir atendimento prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS) para essas mulheres, reconhecendo a sobrecarga física e emocional que enfrentam diariamente.

“Você que tem na sua família alguém com diagnóstico de autismo, doença rara ou alguma deficiência, aprovamos aqui na Câmara a oportunidade da mãe ter o tratamento médico, consultas, exames e atendimento psicológico como prioridade. Aprovamos na Câmara e está no Senado. Vamos continuar cobrando e avançando no direito a todas as mães atípicas”, declarou Alex Manente.

Além disso, o projeto institui o Programa de Atenção e Orientação às Mães Atípicas, denominado “Cuidando de Quem Cuida”. A iniciativa visa não apenas garantir acesso prioritário aos serviços de saúde, mas também proporcionar suporte emocional e afetivo, além de promover espaços de troca e lazer para essas mulheres.

Ainda mais, a proposta busca sensibilizar a sociedade e o Estado sobre a importância de ampliar a rede de acolhimento e proteção para essas famílias. O impacto do cuidado ininterrupto pode resultar em altos níveis de estresse e sobrecarga, tornando essencial a implementação de políticas públicas que contemplem não apenas os filhos com deficiência, mas também suas cuidadoras.

Contudo, apesar do avanço na Câmara, o PL 3124/23 ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de se tornar lei. Nesse sentido, Alex Manente reforça a importância de manter a mobilização para que a medida seja sancionada o quanto antes. “Vamos em frente pelo cuidado e pela inclusão!”, concluiu o deputado.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo