HomePolítica

 Câmara aprova projeto de Fuzari sobre Síndrome de Down

Primeira sessão oficial sobre o tema já tem data marcada e acontecerá em março

O vereador e líder de governo na Câmara de São Bernardo, Julinho Fuzari – Cidadania, teve um importante projeto aprovado no legislativo municipal. O parlamentar, que é conhecido por sua atuação em pautas de inclusão, especialmente voltadas ao transtorno do espectro autista, agora amplia seu olhar para a Síndrome de Down.

“No final do ano passado, algumas mães atípicas de crianças com a síndrome de Down (T21) se organizaram e criaram o grupo T21 do ABC. Elas me procuraram porque já acompanham meu trabalho e sabem o quanto tenho dedicado meu mandato à inclusão, especialmente na questão do transtorno do espectro autista. Elas solicitaram que eu também voltasse minha atenção para a Síndrome de Down”, destacou o vereador.

Nesse sentido, Fuzari propôs a criação do Dia da Conscientização da Síndrome de Down (T21), que será celebrado anualmente. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal e já terá sua primeira sessão especial em 22 de março, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Síndrome de Down.

A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, resultando em características físicas específicas e algumas questões de saúde associadas. Estima-se que no Brasil um em cada 700 nascimentos seja de uma pessoa com Síndrome de Down, o que totaliza aproximadamente 270 mil brasileiros com essa condição. No mundo, a incidência é de aproximadamente um em cada mil nascidos vivos.

Além disso, o objetivo do evento promovido pelo vereador Julinho Fuzari é ampliar a conscientização sobre a Síndrome de Down, suas características e a importância do diagnóstico precoce. “Este ano, aprovamos na Câmara Municipal o Dia da Conscientização da Síndrome de Down (T21), para que essa data seja celebrada anualmente e sirva como um marco de conscientização. Neste mês, no dia 22 de março, realizaremos a primeira sessão sobre a Síndrome de Down”, reforçou Fuzari.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo