A acessibilidade e a inclusão social foram pautas de destaque na Câmara Municipal de Diadema com a apresentação de um novo projeto de lei pelo vereador Boquinha – Republicanos. A proposta estabelece que até 5% dos apartamentos térreos em conjuntos habitacionais construídos no município sejam destinados a pessoas idosas e indivíduos com deficiência física contemplados pelos programas habitacionais.
Segundo Boquinha, garantir moradia no térreo para esse público traz inúmeros benefícios, especialmente no que diz respeito à segurança e à autonomia. “Morar em apartamentos no térreo oferece uma série de vantagens para os idosos, relacionadas à acessibilidade, à segurança, à independência e à qualidade de vida. Essa opção pode ser decisiva para proporcionar uma vida mais confortável e segura à medida que envelhecemos”, ressaltou o vereador.
Além disso, a iniciativa busca reduzir os desafios diários enfrentados por essas pessoas, como o uso de escadas e a dependência de elevadores, que podem se tornar obstáculos em situações emergenciais. Do mesmo modo, a proximidade com áreas comuns facilita a socialização, combatendo o isolamento e promovendo um ambiente mais inclusivo.