O prefeito de São Caetano, Tite Campanella – PL, anunciou uma iniciativa para fortalecer a segurança da cidade por meio da integração entre guardas municipais de diferentes municípios. A proposta visa a assinatura de convênios entre prefeituras para eliminar as barreiras impostas pelos limites municipais, permitindo uma atuação mais eficaz das forças de segurança.
“A ideia é firmar convênios entre as prefeituras para eliminar o problema dos limites municipais como barreira para o patrulhamento. Com esse convênio, será possível atuar além das fronteiras municipais quando necessário. Por exemplo, se for preciso avançar para Santo André ou para o bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, o convênio permitirá essa ação, garantindo que as forças de segurança das diferentes cidades possam atuar de forma integrada, sem que as fronteiras sejam um obstáculo ao trabalho dos policiais”, explicou Campanella.
Ainda mais, o prefeito pretende ampliar esse convênio para a capital paulista, reforçando a segurança não apenas em São Caetano, mas em toda a região. “Nosso objetivo é viabilizar esse convênio, inclusive com a cidade de São Paulo, pois precisamos avançar”, destacou.
Nesse sentido, além da parceria entre os municípios, a administração também trabalha para fortalecer a GCM – Guarda Civil Municipal. A iniciativa inclui mudanças estruturais, melhor formação, armamento adequado e condições aprimoradas de trabalho. “Isso envolve, por exemplo, a criação de uma academia mais estruturada para a GCM e a ampliação de benefícios para a categoria”, acrescentou o prefeito.
Apesar disso, as propostas ainda passarão por avaliação na Câmara Municipal antes de serem implementadas. “As adequações serão avaliadas pela Câmara e, a partir daí, traremos uma série de ações de valorização profissional, mais estrutura para treinamento, entre outras medidas, que falaremos futuramente”, ressaltou Campanella.