Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolítica

Câmara de SBC aprova projeto para campanha de diagnóstico precoce da leucemia

Em solenidade no plenário da Câmara Municipal de São Bernardo (10), foi apresentado o Projeto de Lei que institui o “Mês Fevereiro Laranja” no calendário oficial do município. O PL, de autoria do vereador Ary de Oliveira, tem como objetivo fortalecer as ações de conscientização sobre a leucemia, diagnóstico precoce e doação de medula óssea. A votação do projeto acontecerá na sessão ordinária da próxima quarta-feira, 12.

Durante o evento, a vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jéssica Cormick, destacou a importância da informação para o diagnóstico precoce. “Que essa informação possa chegar a todos os lugares. É como uma semente que plantamos, cresce e se espalha. O poder público deve incentivar iniciativas como essa, que podem salvar vidas”, pontua.

O vereador Ary de Oliveira, autor do projeto, reforçou a necessidade da conscientização, “despertar na população o reconhecimento da importância do diagnóstico precoce da leucemia salva vidas. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura”, salienta o vereador.

O presidente da Casa Ronald McDonald ABC, Paulo Antônio, celebrou a ampliação da campanha na região:
“A Casa Ronald McDonald ABC acolhe crianças e adolescentes que vêm de longe para tratar o câncer infantojuvenil, sendo um porto seguro e oferecendo o apoio necessário durante essa batalha tão difícil. Para nós, a ampliação do Fevereiro Laranja, especialmente em São Bernardo do Campo, representa um avanço significativo no combate ao câncer no Grande ABC e reforça o compromisso das cidades com essa causa tão importante.”

O médico oncologista e docente da FMABC, Dr. Jairo Cartum, ressaltou a relevância do diagnóstico precoce e da doação de medula óssea:
“É fundamental diagnosticar a leucemia ainda no início. Quanto antes a doença for identificada, maiores são as chances de cura da criança. Além disso, é essencial incentivar a doação de medula óssea, pois, em muitos casos, o transplante representa uma nova chance de vida.”

A Casa Ronald McDonald ABC segue com uma programação especial ao longo do mês para reforçar a conscientização sobre a leucemia e incentivar o cadastro de novos doadores de medula óssea.

Sua Medula Pode Salvar Vidas! Cadastre-se como Doador no dia 13

A leucemia é um câncer que afeta os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo. O tipo mais comum em crianças é a Leucemia Linfoide Aguda (LLA). Quando o tratamento convencional, como a quimioterapia, não é suficiente, o Transplante de Medula Óssea (TMO) pode ser necessário para substituir a medula doente por células saudáveis de um doador compatível.

O cadastro como doador de medula óssea é simples, mas a compatibilidade entre doador e paciente é rara. Por isso, quanto mais pessoas se cadastrarem, maiores serão as chances de salvar vidas.

O Hemocentro Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o GRATO, realizará a coleta de amostra de sangue do doador para cadastro e exame de compatibilidade genética para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

O doador precisa ter entre 18 a 35 anos, estar bem de saúde e apresentar um documento oficial com foto. A coleta será realizada na Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), no ambulatório de Oncopediatria do GRATO, localizado na Av. Príncipe de Gales, 821.

Além disso, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Os principais sintomas da leucemia incluem palidez, hematomas, sangramentos, dor óssea, caroços indolores, febre persistente, sudorese noturna e perda de peso inexplicada.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo