O prefeito Gilvan e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Banzato, anunciaram nesta quarta-feira (19) a criação do Observatório do Turismo, ferramenta que ajudará a monitorar o setor e orientar políticas públicas e investimentos na cidade. Além disso, a iniciativa busca consolidar Santo André como um destino estratégico para diferentes segmentos turísticos.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, o projeto conta com apoio de diversas secretarias municipais, bem como parcerias com hotéis, entidades e equipamentos turísticos. Ainda mais, o Observatório terá o papel de analisar o perfil dos visitantes, subsidiando ações para fortalecer o turismo de negócios, ecológico, gastronômico e cultural.
INVESTIMENTO
O prefeito Gilvan Junior destacou que o Observatório será essencial para atrair investidores ao fornecer dados concretos sobre o setor.
“Eu acredito muito que gestão nós fazemos com dados e evidências. A gente não chega a lugar nenhum se não sabe onde está. Ou seja, além de ser fonte de informações para a formulação de políticas públicas de incentivo ao turismo, os dados vão dar subsídio para quem quer investir em Santo André”, afirmou.
ECONOMIA
O secretário de Desenvolvimento Econômico ressaltou a importância do turismo como gerador de emprego e renda.
“Esse encontro de hoje destaca mais uma vez o poder das conexões. A gente precisa continuar juntos, sugerindo boas ações, conectando cada vez mais, para entregar o que existe de melhor”, declarou Banzato.
O Observatório de Turismo contará com boletins sistemáticos e um portal digital para divulgação dos dados, disponíveis no site: acesse.santoandre.br/observatorioturismo.
Nesse sentido, os indicadores apresentados permitirão um acompanhamento detalhado da economia do turismo local, promovendo um desenvolvimento sustentável do setor.
A iniciativa também reúne apoio de diversas entidades, como hotéis da região e órgãos estaduais, além do Conselho Municipal de Turismo e da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense. Em outras palavras, a colaboração entre setor público e privado será fundamental para consolidar Santo André como referência turística no ABC.
PANORAMA
Dados preliminares do Observatório já apontam que, em 2024, mais de 1 milhão de pessoas visitaram os três principais equipamentos turísticos da cidade: Vila de Paranapiacaba, Sabina Escola Parque do Conhecimento e Santuário Nacional de Umbanda. Do mesmo modo, o turismo de negócios tem se fortalecido, com informações coletadas nos principais hotéis da cidade.
Além disso, o turismo em Santo André impulsiona diretamente o mercado de trabalho. O setor é responsável por aproximadamente 18 mil empregos formais e mais de 1,2 mil estabelecimentos ativos.
Apesar disso, a Prefeitura pretende ampliar ainda mais esse impacto positivo, estruturando políticas públicas eficazes para expandir as oportunidades no setor.
Outro fator relevante é o crescimento do setor imobiliário, que tem acompanhado a evolução do turismo. Em 2023, Santo André foi responsável por 70% das entregas imobiliárias do ABC, consolidando a cidade como um polo de desenvolvimento regional.
DARAH NOVAES