 
						A vereadora Nina Braga – PL, de São Bernardo, apresentou um projeto que propõe a comemoração oficial do Dia da Reforma Protestante no município. A iniciativa busca reconhecer a importância histórica, cultural e religiosa do movimento reformista, bem como fomentar o diálogo inter-religioso e valorizar a liberdade de crença.
A Reforma Protestante, iniciada no século XVI, foi um marco na história do cristianismo e da civilização ocidental. Além disso, teve grande impacto nas áreas social, política e cultural, promovendo transformações que perduram até os dias de hoje. Liderado por Martinho Lutero, João Calvino e Ulrico Zuínglio, o movimento reformista resultou na valorização da educação, no estímulo ao livre exame das Escrituras e na disseminação de valores como a ética do trabalho.
“A comemoração do Dia da Reforma Protestante reafirma o compromisso de nossa sociedade com a liberdade religiosa e o respeito à diversidade de crenças”, destacou Nina Braga. Nesse sentido, a proposta visa não apenas preservar a memória histórica, mas também permitir que as novas gerações compreendam a relevância desse movimento para o mundo moderno.
O projeto estabelece a data de 31 de outubro para a comemoração, em referência ao dia em que Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517. Esse evento é amplamente considerado o estopim da Reforma Protestante. Todavia, a iniciativa vai além da questão religiosa, pois ressalta o impacto do movimento na democratização do conhecimento e no acesso à educação.
Agora, a proposta segue para análise na Câmara Municipal de São Bernardo.
MARCOS FIDELIS
 
				