CulturaHome

 COMPLETANDO SETE ANOS EM CARTAZ E COM MAIS DE 70 MIL ESPECTADORES, O ESPETÁCULO TOM NA FAZENDA ESTÁ EM TURNÊ PELO BRASIL E CHEGA A SANTO ANDRÉ EM CURTÍSSIMA TEMPORADA.

O espetáculo é vencedor dos prêmios da Associação de Críticos de Teatro de Québec, Cesgranrio, Shell, APTR, Botequim Cultural, Questão de Crítica, Cenym e APCA.

APÓS SUCESSO INTERNACIONAL,

Uma das peças mais aplaudidas e premiadas desde sua estreia em 2017, Tom na Fazenda acaba de voltar de uma turnê de 27 cidades, passando pela França, Bélgica e Suíça. A montagem, idealizada por Armando Babaioff com direção de Rodrigo Portella, já foi assistida por mais de 70 mil pessoas e traz no elenco Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary, além do próprio Babaioff, em um drama forte e potente que aborda questões cruciais e contemporâneas, como a homofobia e o patriarcado, entranhado em complexas dinâmicas familiares, por meio de uma encenação envolvente, impactante e com alto rigor artístico, que atrai e cativa os espectadores.

 

Tom na Fazenda é baseada na obra “Tom à la Farme”, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Michel Marc Bouchard, autor da obra original, sintetiza a essência do espetáculo em uma frase poderosa: “homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar”. Esta citação resume a dor e os conflitos internos vividos não só pelo personagem central, Tom, mas por diversos jovens, diariamente, em todos os lugares.

Peça: Tom na Fazenda
Direção de Rodrigo Portella e estrelado por Armando Babaioff,
PHILOT STUDO/Ezio Philot e Thaynan Philot
@eziophilot
(24) 992815775

Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro.  Ao chegar na casa, descobre que a sogra (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar de sua existência e tampouco sabia que o próprio filho era gay e para piorar: descobre que ela está a espera de Helen (Camila Nhary), a “namorada” do seu filho morto. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão do falecido (Iano Salomão), estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.

 

 

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1rf1zJ5rgUpVvvLS6_Do-54f3hj8p1nkM

“Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós e traz o problema para dentro das casas, para o núcleo familiar mais íntimo, que todos nós conhecemos”, acredita o diretor.

 

O espetáculo Tom na fazenda é vencedor do Prix de la Critique – Melhor Espetáculo de 2018 / Association Québécoise des Critiques de Théâtre (aqtc), além do Prêmio apca, Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Cesgranrio de Teatro e Prêmio aptr de Melhor Espetáculo, Ator, Direção, entre outros.

 

Tom na fazenda esteve presente nos principais festivais de teatro do Brasil, em destaque: FIT Rio Preto (2019), Festival de Curitiba (2018), Festival de Inverno de Garanhuns (2018), Festival Internacional de Teatro de Londrina (2017) e também presente nos Festivais Internacionais de Teatro: Festival TransÀmeriques – FTA (2018) em Montreal, Festival Off Avignon (2022) onde recebeu o título de “coup de cœur” do público e crítica do festival e o Festival Mythos (2024), em Rennes, na Bretagne, ambos na França.

 

 

Em julho de 2022, TNF participou Festival Off Avignon, onde foi eleita uma das 13 peças favoritas do festival, segundo o Le Journal Du Dimanche e recebeu o “Coup de cœur” do Festival, (traduzindo literalmente, um golpe no coração) dado pelo Jornal La Croix. Após a bem-sucedida passagem por Avignon, fez uma temporada em Paris no Théâtre Paris-Villette, do dia 9 de Março a 3 de Abril de 2023, com recorde de público e bilheteria. Essa temporada rendeu críticas positivas dos jornais franceses Le Monde e La Liberation. Em destaque:

 

“Michel Marc Bouchard soube fazer uma peça universal que ultrapassa épocas e fronteiras e tem ecos de um extremo ao outro do planeta. Sua tragédia é falada em diversas línguas. Em “Tom na Fazenda”, a tessitura das palavras é feita sob medida para a encarnação dos atores. Mas no Théâtre Paris-Villette a interpretação exacerbava o texto. Tanto que a apropriação brasileira tem ares de reescrita. No entanto, este não é o caso. Michel Marc Bouchard é o autor. Esperamos que ele também encontre na França diretores desta envergadura que confirmem o clamor da América Latina:  “Tom na Fazenda” é uma peça importante do repertório contemporâneo”.

– Joëlle Gayot, (Le Monde, Joëlle Gayot)

 

“É raro ver uma encenação ser ovacionada de pé todas as noites, e uma atuação alucinante de seus atores, que fazem um trabalho incrível de interpretação.”

– Laurent Goumarre, (Libération, Laurent Goumarre)

 

Em 2023, realizou duas temporadas em São Paulo, no Teatro VIVO, e no Teatro da FAAP. No mesmo ano fez a turnê Norte e Nordeste, passando por 8 capitais brasileiras e reinaugurou o Teatro do Planetário, e em seguida, uma temporada de 1 mês no Teatro Ipanema, RJ.  Em janeiro de 2024, Tom na Fazenda deu início a turnê de 45 apresentações pela Europa passando por 27 cidades da França, Bélgica e Suíça. Em destaque: Nosso retorno a Paris, no Museu Quai Branly, cinco sessões esgotadas na Bélgica, no importante Théâtre Wallonie-Bruxelles e no Théâtre National de Bretagne representando o Teatro brasileiro no Festival Internacional de Rennes. Nosso retorno ao Brasil foi em Brasília em junho deste ano com direito a sessão extra.

 

“Estamos felizes em poder contar essa história e gratos à trajetória que a peça está realizando sem qualquer recurso vindo de leis de incentivo. Estreamos em março de 2017 no Oi Futuro, com patrocínio da Oi, mas findada a temporada, ficamos sem apoio. Tivemos o patrocínio da VIVO no ano passado que foi crucial para a existência desse projeto. Porém, para nossa grata surpresa, seguimos firmes nestes 7 anos, graças ao público sempre com temporadas lotadas, o que nos mostra que Tom é um espetáculo necessário e que precisa ser visto por ainda muito mais pessoas no Brasil e no mundo”, comenta Babaioff. “A encenação de Rodrigo Portella, para o texto Tom na Fazenda, de Michel Marc Bouchard, é um convite a experimentar o teatro na sua máxima potência”, complementa Babaioff.

 

Histórico: Tom na Fazenda estreou em março de 2017, no Teatro Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Em junho de 2018, foi apresentado no Festival TransAmériques (FTA), em Montreal, no Canadá, um dos festivais mais importantes da América do Norte. A peça era a única representante brasileira e foi indicada pelo próprio autor da obra, o dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, que mora em Montreal, mas assistiu à peça em sua estreia, no Rio. Ainda em 2018, a peça participou do Festival de Curitiba (abril), do Festival Palco Giratório do SESC, em Porto Alegre (maio), do Festival

Em 2019, o espetáculo foi contemplado com o Prêmio Tônia Carrero de Teatro e circulou pelas zonas oeste e norte do Rio de Janeiro, além de uma apresentação em Rio das Ostras, região dos Lagos.  No mês de março, estreou sua oitava temporada, primeira na cidade de São Paulo, no Sesc Santo Amaro.  Em maio, fez uma circulação por cinco teatros da rede SESI-Firjan, em julho fez duas apresentações no FIT Rio Preto, SP e, em setembro, fez duas apresentações no Sesc Santos, SP. A última temporada no Rio de Janeiro foi no Teatro Petra Gold, em fevereiro de 2020.

 

Em julho de 2022, a montagem fez sua primeira temporada na Europa, onde realizou 18 apresentações, no teatro LA MANUFACTURE, dentro da Mostra OFF do Festival de Avignon. Festival de Inverno de Garanhuns (julho) e do Festival Cena Contemporânea, em Brasília (agosto).

INDICAÇÕES E PRÊMIOS

 

  • Prêmio Aplauso Brasil 2019 (5 indicações): Iluminação (Tomás Ribas), Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard) e Espetáculo Independente.

 

  • Espetáculo vencedor do Prêmio APCA 2019 na categoria teatro.

 

  • Espetáculo vencedor do prêmio de melhor espetáculo estrangeiro da Associação de Críticos de Teatro de Québec.

 

  • 30º Prêmio Shell de Teatro (5 indicações): Direção (Rodrigo Portella), Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz), Cenografia (Aurora dos Campos) e Música (Marcelo H.). Espetáculo vencedor em duas categorias: Direção (Rodrigo Portella) e Ator (Gustavo Vaz).

 

  • 5º Prêmio Cesgranrio de Teatro (7 indicações): Direção, Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz), Cenário (Aurora dos Campos), Iluminação (Tomás Ribas), Espetáculo e Especial (Lu Brites, pela preparação corporal). Espetáculo vencedor em três categorias: Direção (Rodrigo Portella), Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz) e Cenografia (Aurora dos Campos).

 

  • 6º Prêmio Botequim Cultural (10 indicações): Direção, Espetáculo, Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard e Camila Nhary), Figurino (Bruno Perlatto), Cenografia (Aurora dos Campos), Iluminação (Tomás Ribas) e Música (Marcello H). Espetáculo vencedor em sete categorias: Melhor Espetáculo, Direção (Rodrigo Portella), Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard) eCenografia (Aurora dos Campos) e Iluminação (Tomás Ribas).

 

  • 12º Prêmio APTR (6 indicações): Espetáculo, Produção, Direção, Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz), Iluminação (Tomás Ribas) e Cenografia (Aurora dos Campos). Vencedor na categoria Melhor Espetáculo.

 

  • Espetáculo vencedor do 7º Prêmio Questão de Crítica.

 

  • Prêmio Cenym de Teatro Nacional (17): Espetáculo, Direção, Ator (A. Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Camila Nhary e Kelzy Ecard), Texto Adaptado, Qualidade Artística, Qualidade Técnica, Elenco, Preparação Corporal (Lu Brites), Iluminação, Cenário, Montagem, Cartaz ou Programação Visual (Bruno Dante), Fotografia de Publicidade (José Limongi, Renato Mangolin e Ricardo Brajtman) e Trilha Sonora (Marcello H). Espetáculo vencedor em oito categorias:Espetáculo, Direção, Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard),Qualidade Artística, Montagem e Preparação Corporal (Lu Brites).

 

HISTÓRICO DE APRESENTAÇÕES:

 

2017

 

1             ESTREIA – Rio de Janeiro, RJ –- Oi Futuro/Flamengo, 23 de março a 14 de maio de 2017

2             São Paulo –- Itaú Cultural, 20 e 21 de junho.

3             Rio de Janeiro, RJ –- Sesc Madureira, 03 de agosto.

4             Rio de Janeiro, RJ –- Sesc Niterói, 04 de agosto.

5             Rio de Janeiro, RJ –- Sesc Barra Mansa, 05 de agosto.

6             Rio de Janeiro, RJ –- Sesc Nova Friburgo, 11 de agosto.

7             Teresópolis, RJ –Sesc Teresópolis – RJ, 12 de agosto de 2017.

8             Londrina, PR –- Festival Internacional de Londrina, – Usina Cultural, 15 e 16 de agosto.

9             Rio de Janeiro, RJ –- Sesc São Gonçalo, 18 de agosto.

10           Rio de Janeiro, RJ –- Sesi Centro, 31 de agosto a 30 de setembro.

11           Rio de Janeiro, RJ –- Sesc Paraty, 18 de outubro.

12           Rio de Janeiro, RJ –- Sesc São João de Meriti, 15 de novembro.

13           Juiz de Fora, MG –- Sesc Juiz de Fora, 12 e 13 de dezembro.

14           Rio de Janeiro, RJ –- Teatro Poeirinha, 06 de outubro a 17 de dezembro.

 

2018

 

15           Rio de Janeiro, RJ –- Teatro Dulcina, 12 a 28 de janeiro. (100 apresentações)

16           Rio de Janeiro, RJ –- Teatro Cesgranrio, 03 de março a 01 de abril.

17           Curitiba, PR –- Festival de Curitiba- Teatro da Reitoria, 07 e 08 de abril.

18           Rio de Janeiro, RJ –- Teatro Leblon, 14 de abril a 27 de maio.

19           Porto Alegre, RS –- Palco Giratório, – Teatro Renascença, 12 e 13 de maio.

20           Canadá -– Montréal –- Festival TransAmériques, – Maison Théâtre 01 à 03 de junho.

21           Rio de Janeiro, Niterói, RJ –- Teatro da UFF, 16 e 17 agosto.

22           Garanhuns, PE –- Festival de Inverno – Teatro Luiz Souto Dourado, 22 de julho.

23           Brasília, DF –- Cena Contemporânea,  – CCBB Brasília, 25 e 26 de agosto.

24           Rio de Janeiro, RJ –- Centro Cultural João Nogueira, 10 a 25 de novembro de 2018.

 

2019

 

25           Rio de Janeiro, RJ, Pedra de Guaratiba –- Arena Chacrinha, 20 de fevereiro.

26           Rio de Janeiro, RJ, Penha –- Arena Dicró, 22 de fevereiro.

27           Rio de Janeiro, RJ, Bangu –- Arena Hermeto Pascoal, 09 de março.

28           São Paulo, SP –- Sesc Santo Amaro, 16 de março a 28 de abril.

29           Rio de Janeiro, Rio das Ostras, RJ –- Teatro Popular, 20 de março.

30           Rio de Janeiro, Três Rios, RJ –- Teatro Celso Peçanha, 12 de maio.

31           Rio de Janeiro, Duque de Caxias, RJ,  – Sesi Duque de Caxias, 17 de maio.

32           Rio de Janeiro, RJ, – Sesi Jacarepaguá, 18 de maio.

33           Macaé, RJ, – Sesi Macaé, 23 de maio.

34           Campos, RJ, – Sesi Campos, 24 de maio.

35           Itaperuna, RJ, – Sesi Itaperuna, 25 de maio.

36           São José do Rio Preto, SP, FIT SP –- Teatro Municipal Paulo Moura, 06 e 07 de julho.

37           Santos, SP –- Sesc Santos, 14 e 15 de setembro.

 

2020

 

38           Rio de Janeiro, RJ –- Teatro Petraogold, de 01 a 16 de fevereiro.

39           Montreal, Canadá – – Montreal – Usine C, 03 a 12 de março. (200 Apresentações)

 

 

2021

 

40           Sobral, CE –- Theatro São João, 07 de outubro.

41           Fortaleza, CE –- Cineteatro São Luiz, 9 e 10 de outubro.

 

 

 

2022

 

42           Avignon, França, –- Festival off Avignon, – La Manufacture/Château du Saint-Chamand, 07 a  26 de julho.

43           Rio de Janeiro, RJ –- Sesi Centro, 05 a 09 de outubro.

44           São Luís, MA –- Teatro Arthur Azevedo, 07 de novembro.

45           Caxias, Rio de Janeiro, RJ –- Sesi Caxias, 11 de novembro.

46           Rio de Janeiro, RJ –- Teatro das Artes, de 17 de novembro a 19 de dezembro.

47           Rio de Janeiro, RJ –, Sesi Jacarepaguá, 27 de novembro.

 

2023

 

48           Paris, França –- Théâtre Paris Villette, de 09 de março a 05 de abril.

49           Recife, PE –- Teatro do Parque, 15 e 16 de abril.

50           Natal, RN  –-  Teatro Riachuelo, 19 de abril.

51           Juiz de Fora, MG –- Teatro Paschoal Carlos Magno, 26 e 27 de abril.

52           Belo Horizonte, MG –- Cine Theatro Brasil, 28, 29 e  a 30 de abril.

53           São Paulo, SP –- Sesc Ribeirão Preto – Teatro Municipal de Ribeirão Preto, 11 de maio.

54         São Paulo, SP — Segunda Temporada – Teatro Vivo (300 Apresentações)

55         São Paulo, SP — Teatro FAAP – Agosto a Novembro de 2023.

56         João Pessoa, PB — Theatro Santa Roza – 25 e 26 de agosto.

57         Salvador, BA — Teatro Isba – 2 e 3 de setembro.

58         São Luís, MA — Teatro Arthur Azevedo 9 e 10 de setembro.

59         Rio de Janeiro, RJ — Teatro Domingos Oliveira

60         Rio de Janeiro, RJ — Teatro Ipanema, de 10 de outubro a 01 de novembro.

61         Salvador, BA — Sesc Casa do Comercio – 02, 03 e 04 de dezembro.

62         Fortaleza, CE — ineteatro São Luiz, 8 e 9 de Dezembro

 

 

2024 – TURNÊ TNF EUROPA 1 SEMESTRE 24

 

63       França, Metz — Théâtre Bernard-Marie Koltè, Université du Lorraine, 18 e 19 de janeiro.

64       França, Annecy — Bonlieu Scène Nationale, 23 e 24 de janeiro.

65           França, Pau — Espace Pluriels – Le Foirail, 27 de janeiro.

66           França, Velizy Villacoublay — L’Onde, 02 de fevereiro.

67           França, Chatenay Malabry — Théâtre La Piscine – L’Azimut, 6 de fevereiro

68           França, Saint-Michel-sur-Orge — EMC – Espace Marcel Carné, 8 de fevereiro.

69           França, Paris — Quai Branly, 10 de fevereiro.

70           Bélgica – Mons — Théâtre Le Manège, 13 de fevereiro.

71           França, Toulon — Châteauvallon – Théâtre Liberté, 16 e 17 de fevereiro.

72           França, Marseille — Théâtre Joliette, 20, 21 de fevereiro.

73           França, Chatillon — Théâtre de Châtillon, 01 de março.

74           Suíça, Neuchâte — Théâtre du Passage, 05 e 06 de março.

75           Suíça, Vevey — Théâtre Le Reflet, 08 de agosto.

76           Bélgica, Bruxelles — Théâtre National Wallonie-Bruxelles, 12, 13, 14, 15 e 16 de março.

77           França, Flers — Scène Nationale 61, 20 de março. (*Apresentação n. 400).

78           França, Pont Audemer — L’Éclat, 22 de março. (*7 anos em cartaz).

79           França, Saint Étienne de Rouvray — Le Rive Gauche, 25 de março.

80           França, Cherbourg — Le Trident, 28 e 29 de março.

81           França, Toulouse  — Théâtre Sorano, 03, 04 e 05 de abril.

82           França, Rennes — Théâtre National de Bretagne, 09, 10, 11, 12 e 13 de abril.

83           França, Lannio — Le Carré Magique, 16 de abril.

84           Bélgica, Dinan — Centre Culturel de Dinant, 18 de abril.;

85           Bélgica, ST Herblain — Théâtre ONYX, 21 de abril.

86           França, Narbonne — Scène Nationale Grand Narbonne, 25 e 26 de abril.

87           França, Foix — L’Estive, 30 de abril.

88           Bélgica, Namur — Théâtre de Namur, 14, 15 e 16 de maio.

89           Bélgica, Charleroi — Théatre Royal, 21 e 22 de maio.

 

BRASIL 2024

 

90           Brasília, DF — Teatro Royal Tulip, 06 a 09 de junho.

91           São Sebastião, SP — Teatro Municipal de São Sebastião, 28 de junho.

92           Goiânia, GO — Teatro SESI, 27 a 29 de julho.

93           São José dos Campos, SP — Teatro Municipal, 30 de agosto à 01 de setembro.

94          Uberaba, MG — Teatro do SESI, 04 de setembro.

95           Uberlândia, MG — Teatro Municipal  06 a 09 de setembro.

96           Petrópolis, RJ — Teatro Imperial de Petrópolis, 21 e 22 de setembro.

 

 SOBRE MICHEL MARC BOUCHARD (autor)

 

Michel Marc Bouchard nasceu em Saint-Coeur-de-Marie, em Quebec, no Canadá. Formado em teatro pela Universidade de Ottawa, fez sua estreia profissional como dramaturgo em 1983 com Contre-nature de Chrysippe Tanguay, Écologist, e, desde então, escreveu mais de 25 peças que foram traduzidas em diversas línguas e apresentadas em muitos países e festivais. Bouchard foi condecorado Cavaleiro da Ordem Nacional de Quebec, em 2012.

 

Sua obra mais conhecida é Lillies (Les Feluettes ou la Répétition d’un Drame Romantique), que posteriormente foi roteirizada e dirigida por John Greyson em seu filme homônimo. The Painter Madonna foi sua primeira peça traduzida para o inglês. Entre suas obras mais conhecidas, destaque para The Coronation Voyage (Le Voyage du Couronnement), Down Dangerous Passes Road (Le Chemin des Passes-Dangereuses) e Written on Water (Les Manuscrits du Déluge). Sucesso no teatro, as peças The Orphan Muses (Les Muses Orphelines) e Tom at the Farm (Tom à la Farme) também foram adaptadas para o cinema pelos diretores Robert Favreau e Xavier Dolan, respectivamente.

 

Ao longo de sua carreira, Bouchard foi agraciado com importantes prêmios de artes cênicas no Canadá: Prix Journal de Montreal, Prix du Cercle des Critiques de L’outaouaisMoore Award Dora Mavor for Outstanding New PlayFloyd S. Chalmers Award Canadian Play. Recebeu nove prêmios Jessie Richardson Theatre Awards para as peças Lillies e Les Muses Orphelines.

 

SOBRE ARMANDO BABAIOFF (Idealizador, tradutor e ator)

 

Formado pela escola Estadual de Teatro Martins Pena e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) em Artes Cênicas. No teatro fez inúmeras peças com destaque para: O Santo e a Porca de Ariano Suassuna, A Gota D’água, ambas com direção de João Fonseca; Rockantygona (2011), baseado na obra de Sófocles, com direção de Guilherme Leme Garcia; Escola do Escândalo, de Richard B. Sheridan, com direção de Miguel Falabella; A Propósito de Senhorita Júlia, de August Strindberg, dirigida por Walter Lima Jr.; O que Você Mentir Eu Acredito, de Felipe Barenco, com direção de Rodrigo Portella.

 

Com uma vasta carreira no audiovisual e produzindo os próprios trabalhos desde 2009, em 2017, Babaioff estreia seu projeto de maior sucesso, Tom na Fazenda, que lhe rendeu diversos prêmios de melhor ator e melhor espetáculo, entre eles o APCA SP e o Prix de la Critique de melhor espetáculo em Montreal. Em 2022, acreditando na qualidade artística do projeto aliado à urgência do discurso e a criatividade de artistas brasileiros, cria a produtora “Quadrovivo” com o desafio de internacionalizar o espetáculo Tom na Fazenda.

 

Tom na Fazenda chegou pela primeira vez na Europa em 2022 no Festival de Avignon, na França, com bastante êxito de público e crítica. O desdobramento desse sucesso rendeu diversos convites, entre eles uma temporada no prestigiado teatro Paris-Villette, durante o mês de março de 2023 em Paris e uma turnê por mais de 27 salas de teatro na Europa, entre a França, Suíça e Bélgica. Atualmente em turnê pelo Brasil, Tom na Fazenda se prepara para participar de um dos maiores festivais de teatro do mundo, o Festival de Edimburgo, em 2025.

 

 

SOBRE RODRIGO PORTELLA (diretor)

 

Artista cênico nascido no interior do Brasil, diretor teatral, iluminador e dramaturgo com 45 anos de idade e 30 anos de carreira, Rodrigo Portella é hoje um dos diretores mais reconhecidos da cena teatral brasileira. Escreveu 12 peças teatrais e dirigiu outras 40 obras de teatro. Foi ganhador dos mais importantes prêmios do teatro brasileiro da última década por suas criações: “As Crianças” (de Lucy Kirkwood) em 2020 e “Tom na Fazenda” (de Michel Marc Bouchard) em 2018. Esta última ganhou o Prêmio da Crítica de Melhor espetáculo estrangeiro em Montreal (Canadá) em 2019 e dos prêmios APCA (São Paulo – 2019) e APTR (Rio de Janeiro – 2018) entre outros. Rodrigo é bacharel e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado em andamento. Suas obras ocuparam os principais espaços culturais de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo; e participaram da programação dos maiores festivais de teatro do país, circulando em mais de 90 cidades no Brasil, Argentina, Equador, Chile , França, Alemanha e Canadá. Atualmente vive em Barcelona, é professor do curso superior do Instituto Cal de Arte e Cultura.

 

FICHA TÉCNICA

 

Texto: Michel Marc Bouchard

Tradução: Armando Babaioff – Quadro Vivo

Direção: Rodrigo Portella

Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Iano Salomão,

Camila Nhary

Cenografia: Aurora dos Campos

Iluminação: Tomás Ribas

Operação de luz: Ricardo Lyra

Contrarregra: Thiago Katona

Figurino: Bruno Perlatto

Direção Musical: Marcello H.

Secretaria Executiva: Dalila Tardelli

Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela

Comunicação e Marketing: Victor Novaes

Idealização: Armando Babaioff
Produção Local: BR Produtora

 

 

Teatro Municipal Maestro Flávio Florence
Praça IV Centenário, 01 – Centro, Santo André – SP, 09015-080
Dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2025
Sexta e sábado – 20h
/ Domingo – 18h

Ingressos: Plateia R$ 60,00 meia e R$ 120,00 inteira
Atenção: o descont
o da meia entrada é válido mediante comprovação oficial, de acordo com a lei e limitado a 40% da lotação.
Vendas na bilheteria:
www.sympla.com.br e www.bilheteriaexpress.com.br

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo