“Tivemos um bom diálogo hoje no encontro e fizemos o convite ao prefeito Ricardo Nunes, que, prontamente, garantiu que vai ocupar cadeira no Consórcio. Agradeço ao prefeito de São Paulo pelo reconhecimento da importância de nossa região e da entidade, como instrumento de transformação. Será uma oportunidade de grande significado contar com a participação de São Paulo em assembleias do colegiado”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
A deliberação para que a cidade de São Paulo tenha posto fixo no Consórcio entrará na próxima pauta da assembleia geral do colegiado, visando votação dos prefeitos para validar o convite à Capital e oficializar o ingresso. “O Consórcio Intermunicipal exerce papel de extrema relevância para debater políticas públicas em comum entre as cidades. Não à toa consolidamos o retorno de São Bernardo como um dos primeiros passos da nossa gestão. E São Paulo, por sua vez, que é a maior cidade da América Latina, faz divisa com a maioria dos municípios da região. É simbólico esse ingresso. A entidade ganhará com a entrada da Capital.”
Com a confirmação do ingresso da Capital ao Consórcio, ficará a cargo do prefeito Ricardo Nunes indicar quem vai ocupar a cadeira nas discussões regionais. “O prefeito Ricardo Nunes sinalizou que irá participar pessoalmente da primeira reunião. Nos encontros posteriores, ele já adiantou que designará servidor técnico para participar das reuniões, com o objetivo de dar encaminhamentos às pautas em comum”, emendou o chefe do Executivo de São Bernardo.
PLANEJAMENTO – Associação pública, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC foi criado em 1990 com o foco de realizar o planejamento, articulação e definição de ações de caráter regional, entre elas discussões de destinação de resíduos sólidos, mobilidade urbana, drenagem e Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). Atualmente, seis das sete cidades integram a entidade regional – exceção fica por conta de São Caetano, que tem dado sinais de possível retorno.