HomePolítica

Geração de empregos formais avança e fortalece economia brasileira, aponta Marinho

Segundo o ministro, o crescimento atingiu todos os estados e impulsionou setores estratégicos como a indústria

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, apresentou um balanço positivo sobre a geração de empregos formais no Brasil. De acordo com os dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o país criou 1.693.673 novos postos de trabalho com carteira assinada em 2023. Desse total, 898.680 vagas foram ocupadas por mulheres, enquanto 794.993 foram preenchidas por homens.

Além disso, o ministro ressaltou que os salários também apresentaram crescimento no período. “Portanto, no ano passado, crescemos no número de empregos em 16,5%. Se somarmos os dois anos, 2023 e 2024, foram criados 3.147.797 empregos formais no Brasil”, afirmou Luiz Marinho.

Ainda assim, o destaque ficou por conta do setor industrial, que apresentou uma expansão significativa na geração de postos de trabalho. “No ano passado, geramos 125 mil empregos na indústria. Neste ano, o setor criou 306 mil, quase 307 mil vagas”, explicou o ministro.

Nesse sentido, Marinho enfatizou a relevância da indústria na economia brasileira, já que, segundo ele, “o emprego nesse setor costuma ser de maior duração e melhor remuneração, além de ser estruturante para o conjunto de outros setores da economia”.

Outro ponto positivo foi o crescimento do número de empregos em todas as regiões do país. “Nos 27 estados da Federação houve aumento na oferta de postos de trabalho”, destacou o ministro, reforçando o impacto da política de emprego em nível nacional.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo