A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quarta-feira (29), uma operação contra um esquema de estelionato envolvendo a compra fraudulenta de veículos. Como resultado da ação, mais de mil automóveis foram apreendidos.
As investigações apontam que os criminosos utilizavam “laranjas” para abrir empresas fictícias e adquirir lotes de veículos de locadoras. Posteriormente, esses carros eram revendidos ou alugados para terceiros. No entanto, o financiamento dos automóveis nunca era quitado junto aos bancos, causando prejuízos milionários ao setor financeiro.
Os agentes cumpriram doze mandados de busca e apreensão nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os veículos localizados serão encaminhados a um pátio da polícia para averiguação.
O esquema foi descoberto pelo 42° Distrito Policial do Parque São Lucas, que investiga o grupo criminoso desde outubro do ano passado. Na época, uma denúncia apontou uma rifa falsa divulgada em redes sociais, tendo como prêmio uma Porsche. Em outras palavras, a fraude não se limitava à aquisição irregular de veículos, mas também envolvia golpes online.