O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, foi eleito, na terça-feira (28), por unanimidade como novo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O chefe do Executivo de Ribeirão Pires, Guto Volpi, assume como vice-presidente.
Marcelo Lima destacou a importância da união entre os municípios para fortalecer políticas públicas e garantir melhorias concretas para os moradores. “É o time do Grande ABC que está aqui em prol da nossa região. Quem está na ponta, quem vai ter o resultado é o morador da nossa região. Não dá pra pensar em Diadema, sem pensar em São Bernardo. Temos que fazer o intercâmbio daquilo que está dando certo. O foco é fazer uma boa gestão para os sete prefeitos”, afirmou Lima.

Além disso, o novo presidente do consórcio ressaltou a relevância do diálogo e da colaboração entre os prefeitos para impulsionar o desenvolvimento da região. “É um novo momento, de enorme simbolismo. Essa eleição mostra a união e diálogo dos prefeitos da região, sem vaidade, todos pensando em melhorias conjuntas para a região, que é forte, pujante e tem muito a ganhar com essa aliança, principalmente em termos de políticas públicas que certamente vão resultar em ações concretas às sete cidades”, destacou.
Nesse sentido, Lima também enfatizou a necessidade de articulação com esferas estaduais e federais para garantir investimentos e avanços regionais. “Agradeço a confiança de todos. O foco agora será conversar em Brasília, com ministros, governador, secretários estaduais, todos que pudermos tratar para garantirmos investimentos, avanços. Enfim, estou muito feliz com esse movimento. Com certeza, um importante significado para crescimento em âmbito regional e na vida da população. É um passo à frente para o futuro”, concluiu.
A reunião contou com a presença dos prefeitos Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Marcelo Oliveira (Mauá) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra). Além disso, o chefe do Executivo de São Caetano, Tite Campanella, fez uma visita de cortesia ao órgão, mesmo sem integrar atualmente o colegiado – o município iniciou tratativas para retornar ao consórcio.
Por fim, os prefeitos definiram algumas pautas prioritárias a serem trabalhadas de forma conjunta, com destaque para Saúde e Segurança. Um dos principais temas discutidos foi a regionalização da Cross – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, atualmente existente apenas em âmbito estadual.
