EDUCAÇÃOHomeSão Bernardo do Campo

Morando não pagou R$ 29 milhões da progressão dos profissionais da Educação

Marcelo Lima garante reforma do Estatuto, concurso público, equiparação salarial e pagamento da progressão profissional dos professores de São Bernardo

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos, anunciou ontem, a retomada das progressões no plano de carreira aos profissionais da Educação, demanda aguardada pelo setor nos últimos dois anos.
Além disso, a declaração ocorreu durante seminário de abertura do Encontro Pedagógico nas Escolas, realizado no CENFORPE – Centro de Formação de Profissionais de Educação, que reuniu cerca de 1.000 servidores municipais.

COMPROMISSO

“A progressão do plano de carreira da Educação está paralisada desde agosto de 2022. Esse é um direito assegurado por lei para os profissionais com certificação, formação e capacitação. A partir de agora, a progressão está liberada para todos que têm direito. E eu não estou anunciando um benefício. Estou assegurando o que é de direito e que deixou de ser cumprido”, sustentou.

O passivo represado de progressões no período será negociado. Atualmente, a dívida acumulada desde 2022 pelo bloqueio ao benefício soma R$ 29 milhões.Entretanto, a Secretaria da Educação de São Bernardo vai constituir uma comissão, composta por representantes da pasta e servidores para discutir um acordo para pagamento dos débitos.

ESTATUTO

O chefe do Executivo municipal apontou também a criação de uma comissão para debater o estatuto do magistério, defendendo ainda, na sequência, a equiparação salarial da Educação de São Bernardo em relação a outras cidades da região, e pediu o apoio dos profissionais para essa reestruturação.

O seminário, que contou com a presença do secretário da Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, e da adjunta da pasta, Jussara Bezerra, foi marcado também pelo compromisso da Secretaria em resgatar o verdadeiro significado do Cenforpe como um centro de formação para o magistério e pela garantia de que o profissional da Educação receberá o incentivo necessário para transformar o ensino municipal na cidade.

Eu vim para São Bernardo por dois motivos: garantir que o profissional da Educação receba a capacitação que ele merece e seja valorizado, pois só assim é possível assegurar uma boa educação, e pelo desafio de ter a oportunidade de mostrar para o Brasil que é possível fazer o melhor para a Educação, em uma cidade de quase 1 milhão de habitantes”, acrescentou o secretário.

Educação
Marcelo anuncia pagamento da progressão para profissionais da Educação
MERENDA

Acima de tudo, Marcelo Lima reforçou que a atual gestão é baseada no diálogo, e que as mudanças previstas são baseadas em solicitações dos próprios servidores, incluindo a liberação para que os profissionais possam usufruir da merenda escolar.

Vamos viabilizar o recurso do Tesouro para que, agora, o professor, os servidores que trabalham nas escolas municipais, possam ter o direito de realizarem às refeições nas escolas da Prefeitura”, ponderou o chefe do Executivo, mencionando que o auxílio-alimentação continuará sendo depositado, mas que a partir deste ano as refeições nas escolas serão permitidas.

CONCURSO

A primeira ação referente à Educação, anunciada pelo prefeito Marcelo Lima desde que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro, foi a progressão do concurso público para os profissionais da Educação. Mais de 60 profissionais aprovados no concurso foram convocados em janeiro deste ano.

 

 

 

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo