Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHome

Artista plástico inspira jovens da Fundação CASA de Mauá com história de superação

Daniel Rodrigo, que nasceu com deficiência nos membros superiores, mostrou como a arte ajudou a vencer desafios

A história de superação e determinação do artista plástico Daniel Rodrigo Ferreira da Silva marcou a palestra realizada para os jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Mauá, no dia 20 de janeiro. Sem os membros superiores e contando apenas com parte de um dos braços, ele encontrou na arte um caminho para vencer as adversidades. Pintando com a boca e os pés, Daniel mostrou aos adolescentes que é possível transformar desafios em força criativa.
Durante a conversa, abordou os preconceitos e dificuldades que enfrentou ao longo da vida, ressaltando como sempre escolheu seguir em frente, apesar das barreiras. Sua principal mensagem foi um convite à reflexão sobre a importância das oportunidades que os jovens possuem.
Artista plástico inspira jovens da Fundação CASA de Mauá com história de superação (2)
“Todos nós temos a chance de fazer escolhas mais conscientes e saudáveis, que podem moldar o futuro. A decisão está em suas mãos”, ressaltou o artista durante o encontro.
Os 18 adolescentes que participaram da palestra tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, parte da sua rotina. Eles experimentaram pintar com a boca e os pés, percebendo o quão desafiador é esse processo. O encontro reforçou que, mais do que talento ou circunstâncias, a força de vontade e a resiliência são os verdadeiros diferenciais para construir novas histórias.
Para o adolescente Victor Gabriel (nome fictício), a experiência foi transformadora. “A palestra me ajudou a perceber que posso fazer escolhas diferentes, que só reclamar não adianta. Foi uma lição de vida que o Daniel trouxe para nós”, afirmou.
A diretora do CASA Mauá, Cléia Oliveira Antunes, destacou o impacto da atividade para os jovens. “Ao conhecer essa trajetória de superação, os adolescentes puderam perceber que sempre há caminhos para vencer dificuldades e construir um futuro melhor”, disse.
Já a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou a importância de ações como essa no processo socioeducativo. “A arte tem um papel fundamental na transformação de vidas. O exemplo do Daniel inspira e motiva os jovens a enxergarem novas possibilidades para o futuro”, declarou.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo