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“Crise explode no Planalto: Governo Perde Controle e Nikolas Ferreira Ganha a Narrativa!”

O Palácio do Planalto ainda não compreendeu a gravidade da crise em que está inserido. Na semana passada, um tema específico dominou a mídia brasileira: a nova regra implementada pela Receita Federal sobre o Pix, que rapidamente se tornou um debate nacional.

O estopim da discussão foi um vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que alcançou impressionantes 320 milhões de visualizações. Em resposta, o governo editou um decreto proibindo a suposta taxação do Pix, medida que, ao invés de dissipar a polêmica, acabou reforçando a narrativa do parlamentar. Na tentativa de conter os danos, foram acionados o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP).

No entanto, a resposta tardia do governo limitou o impacto da estratégia, convertendo-se apenas em discurso para a militância

O vídeo de Nikolas gerou um engajamento pelo menos três vezes maior que o de Érika, e há razões para isso. O deputado mineiro abordou questões que afetam diretamente a sociedade, trazendo preocupações reais da população. Em contrapartida, a resposta do governo se concentrou em reviver os fantasmas de uma gestão passada. A incapacidade do Palácio do Planalto de construir uma narrativa eficaz reflete um problema maior: uma crise de credibilidade. E é exatamente esse ponto que Nikolas soube explorar.

A chegada de Sidônio Palmeira à Secom pode trazer mudanças nesse cenário, mas um marketeiro não faz milagre. O governo precisa urgentemente de uma marca, o que só pode ser conquistada com programas e projetos bem-sucedidos podem gerar uma imagem positiva.

O próprio presidente Lula já declarou em reunião com seus ministros que “a eleição já começou”. A questão agora é: como esse governo chegará lá?

 

Ailton Bosi publicitário e especialista em marketing político.

 

www.ailtonbosi.com.br

 

 

 

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