DiademaHomeSaúde

Taka Yamauchi lança o Programa ‘Diadema contra a Dengue’

Ação teve início na região Sul da cidade e contou com cerca de 60 agentes comunitários de saúde e de controle de endemias

A Prefeitura de Diadema lançou neste sábado (25), pela manhã, na UBS – Unidade Básica de Saúde Jardim Inamar, região Sul da cidade, o Programa ‘Diadema contra a Dengue’ em uma ação que contou com a presença do prefeito Taka Yamauchi – MDB, além dos secretários e cerca de 60 agentes comunitários de saúde e de controle de endemias das UBSs Inamar, Eldorado e Paulina, que foram a campo informar e conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção contra o aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya, além do uso de drones para monitorar e identificar focos e criadouros do mosquito.

O Secretário adjunto, Gustavo Tomaz, com o Secretário de Saúde, Dr. Antonio Carlos do Nascimento, e o prefeito Taka Yamauchi no lançamento do ‘Diadema contra a Dengue’
O Secretário adjunto, Gustavo Tomaz, com o Secretário de Saúde, Dr. Antonio Carlos do Nascimento, e o prefeito Taka Yamauchi no lançamento do ‘Diadema contra a Dengue’

Em sua fala, Taka agradeceu o empenho e a união dos agentes nessa batalha contra o aedes aegypti e sobre a preocupação de a doença se espalhar.

Quero externar minha gratidão a cada um de vocês, sei do papel de vocês, a importância de vocês na nossa cidade. Aliás, se não fossem vocês, nossa cidade estaria bem pior, graças a vocês que entram e falam de família a família, pessoa por pessoa, faz com que a gente tenha realmente este sentimento de que estamos no caminho certo. Contudo, temos muito a melhorar, e vocês fazem parte desta melhoria, hoje é um ato mais do que simbólico, é uma ação contra uma doença que se a gente não tomar cuidado, ela vai se alastrar”, alertou o emedebista.

NÚMEROS

Nesses primeiros 25 dias de 2025, o município registra três casos de dengue, nenhum grave, e todos os pacientes em casa sob cuidados, além de 40 casos notificados. Para que o programa atinja a todas as áreas, a Municipalidade uniu as Secretarias de Saúde, de Comunicação, de Educação e de Obras, além de outras que podem ser inseridas no projeto.

Em 2024, no entanto, Diadema registrou 10.501 casos de dengue confirmados, e 11 óbitos, segundo o Secretário Adjunto Gustavo Tomaz, em uma série histórica apontada pela vigilância.

NA PELE

Taka, que já teve dengue, salientou o quão importante é a informação para evitar que a doença atinja altos índices novamente.

Eu já tive dengue, e sei o quanto é ruim ter essa doença. Então, hoje essa ação faz com que a gente possa ajudar milhares de pessoas a se prevenir. Ano passado foi um dos maiores indicadores de contaminação de dengue do Estado de São Paulo, portanto, se a gente não tomar cuidado esse ano, até pelo calor, pelas chuvas, a gente vai ter um cenário muito parecido”, orienta o chefe do Executivo.

Serão usados drones para monitorar e pulverizar as áreas identificadas na cidade, dessa maneira, um veículo aéreo não tripulado de pequeno porte será o responsável por identificar e mapear os possíveis focos e criadouros, e outro de porte gigante, que conta com um tanque onde está o produto que será utilizado para pulverizar as áreas e combater o mosquito aedes aegypti.

Secretário adjunto, Gustavo Tomaz, o prefeito Taka e César Parluto, da Set Drones Imagens Aéreas, com o drone gigante que será usado para pulverizar as áreas com foco e criadouros
Secretário adjunto, Gustavo Tomaz, o prefeito Taka e César Parluto, da Set Drones Imagens Aéreas, com o drone gigante que será usado para pulverizar as áreas com foco e criadouros

CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo