Diadema enfrenta desafios significativos relacionados à qualidade dos serviços públicos e infraestrutura básica, agravados por anos de abandono. Essa situação foi detalhada pelo prefeito Taka Yamauchi – MDB, que destacou problemas graves em setores essenciais, como a ausência de uma unidade do IML – Instituto Médico Legal e as condições precárias do Cemitério Municipal da cidade.
A falta de um IML em Diadema é apontada como um dos maiores entraves para a segurança pública e a dignidade da população. Segundo Taka, a inexistência de um local apropriado para autópsias e investigações atrasa processos judiciais e dificulta a elucidação de crimes. “A identificação de corpos se torna extremamente difícil, gerando angústia para as famílias em momentos de tragédia”, enfatizou. Ele também mencionou a carência de outras instituições fundamentais, como o INSS, que dificulta o acesso da população a direitos básicos.
CEMITÉRIO
A situação crítica se estende ao Cemitério Municipal, que foi vistoriado na última quinta-feira (16), pelo prefeito e pelo secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Ricardo Sousa. O cenário encontrado é alarmante: ossadas amontoadas em sacos de lixo, gavetas mortuárias danificadas com cadáveres expostos, infiltrações, corredores sem iluminação e um odor insuportável causado pelo necrochorume. Além disso, funcionários trabalham sem equipamentos adequados, e o espaço carece de manutenção básica, com caixões e ossários abandonados.
DESCASO
“Não é aceitável que um local de tamanha importância, que carrega as memórias e histórias das famílias de nossa cidade, esteja em condições tão degradantes. Vamos trabalhar para garantir que o cemitério seja um lugar respeitável e bem cuidado, como deve ser”, afirmou o prefeito, classificando a situação como um total descaso e desrespeito.
Taka Yamauchi demonstrou determinação em enfrentar esses desafios e implementar ações concretas. Para o cemitério, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos elaborará um plano de ação emergencial para resolver os problemas mais graves e garantir a manutenção adequada do espaço. No âmbito dos serviços públicos, o prefeito reforçou o compromisso de buscar melhorias estruturais e institucionais para assegurar a dignidade e os direitos da população. “Transformaremos essa indignação em ações que realmente façam a diferença, trabalhando com compromisso e respeito por Diadema”, concluiu.
MARCOS FIDELIS