Em novo balanço, São Caetano contabiliza 52 quedas de árvores devido ao temporal
Além das árvores, cidade teve 39 semáforos em pane, além de 12 pessoas que tiveram que deixar sua residência, devido ao destelhamento
Após o forte e rápido temporal, da tarde desta terça-feira (07), que atingiu a Capital Paulista e cidades da Região Metropolitana, quase 24 horas depois dos estragos, os prejuízos ainda são contabilizados, como por exemplo em São Caetano, município do ABC, um dos mais prejudicados pelos fortes ventos e chuva de granizo, em que uma casa ficou destelhada e os moradores tiveram que deixar o imóvel, além do desabamento da marquise do Sonda Supermercados, no bairro Barcelona.
PREFEITURA
Apesar dos transtornos, nenhuma vida foi perdida, conforme informa a Prefeitura de São Caetano, que atualizou a situação da cidade e as medidas adotadas na manhã desta quarta-feira (08).
“Equipes da Defesa Civil, Centro de Gerenciamento de Emergências, Saesa, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana seguem realizando vistorias em campo. Os trabalhos incluem a liberação de vias e a intensificação de rondas nas áreas sem energia elétrica”, explicou a Municipalidade sobre as ações adotadas nesta quarta-feira (08).
A nota informa ainda que: “Não há pontos de alagamentos. Dos 39 semáforos que apresentaram pane ontem – leia-se terça-feira (07), 32 já estão em funcionamento normal. A cidade registrou a queda de 52 árvores, além do desabamento parcial da marquise do Supermercado Sonda, no Bairro Barcelona, e o destelhamento de um imóvel residencial no Bairro Santo Antônio, ambos interditados. Ninguém ficou ferido. A Secretaria de Assistência e Inclusão Social ofereceu abrigo às 12 pessoas ocupantes do imóvel, que preferiram se encaminhar para a casa de parentes e amigos”, diz o comunicado da Prefeitura.
NÚMEROS
Ademais, às 15h. de terça-feira (07), eram contabilizadas 42.183 pessoas sem energia, cerca de 50,15% de um total de 84.107 clientes, porém, este número chegou a quase 48 mil consumidores afetados pela chuva, aproximadamente 57,04% do total. Contudo, às 19h30 de terça-feira (07), um informativo da Enel dava conta de que somente 17.746 pessoas ainda não tinham sua energia elétrica restabelecida, ou cerca de 21,10% dos moradores da cidade.
Questionada sobre as ruas, as regiões do ABC, número de pessoas sem energia elétrica, danos causados pela queda de árvore e postes derrubados e restabelecimento de 100% da energia elétrica, a Enel se limitou a enviar uma planilha, às 11h35 desta quarta-feira (08), na qual aponta que somente 2.160 clientes estão sem energia em São Caetano, o que representa 2,57% dos consumidores, porém, nenhum dos outros questionamentos foi respondido.
SONDA
O Sonda Supermercados enviou nota na qual relata o ocorrido e as providências adotadas.
“O Sonda Supermercados informa que, na data de hoje – no caso terça-feira (07), ocorreu a queda parcial da marquise da unidade localizada na Avenida Goiás, 2.907, no bairro Barcelona, em São Caetano do Sul, em decorrência da forte chuva com granizo, registrada na região. Felizmente, não houve feridos, apenas danos materiais. Reforçamos que o local está devidamente interditado, e já iniciamos uma avaliação técnica para que tudo volte à normalidade o mais rápido possível. Estamos comprometidos em garantir a segurança de nossos clientes e colaboradores”, diz a nota.
CELSO M. RODRIGUES