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Obras do primeiro Viaduto Estaiado de São Bernardo estão com 75% de execução

Construção do elevado, que permitirá ligação direta entre os corredores viários Robert Kennedy, Ribeirão dos Couros e 31 de Março, conta com 200 trabalhadores nesta etapa de conclusão dos mastros e avanço do tabuleiro

Uma obra viária grandiosa e que irá proporcionar a ligação direta entre os corredores Robert Kennedy, Ribeirão dos Couros e 31 de Março, desafogando o tráfego de veículos na Avenida Piraporinha e demais vias do Centro da cidade. Trata-se do primeiro viaduto estaiado de São Bernardo, cujo processo de construção atingiu 75% de execução neste mês de dezembro.
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC Ponte Estaida
Com investimento de R$ 166 milhões, o elevado terá 600 metros de extensão, com duas faixas de rolamento em cada sentido, facilitando o acesso dos motoristas a Diadema e à São Paulo.

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC Ponte Estaida
A construção do Viaduto Estaiado Robert Kennedy é mais uma parceria da Prefeitura de São Bernardo com o Governo de São Paulo. “Temos aqui recursos da Prefeitura, além de R$ 120 milhões garantidos pela deputada estadual Carla Morando.
Conforme explica o gerente do projeto, Sebastião Ronquim, 75% das obras físicas do viaduto estaiado estão executadas.
“Estamos com todo o planejamento e material prontos para tocar a obra dentro do cronograma, com conclusão prevista para julho de 2025. São cerca de 200 colaboradores atuando nesta etapa de conclusão dos mastros e avanço do tabuleiro”, ressalta. O contrato inclui, ainda, a adequação do canal do Ribeirão dos Couros, trecho de 300 metros de canalização na Robert Kennedy, além do recapeamento – intervenções já concluídas.

ESTRUTURA 
O Viaduto Estaiado Robert Kennedy terá 600 metros de extensão, com duas faixas de rolamento em cada sentido, além de passagem para pedestres. O ponto mais alto do viaduto terá 50 metros de extensão. A escolha deste modelo de projeto tem como objetivo causar menor impacto e interferências no viário da região, em especial no sistema de transporte público do Corredor ABD, que corta a Avenida Piraporinha.
ACESSO 
Viaduto Estaiado visa otimizar o deslocamento para quem segue para os bairros Paulicéia e Taboão, melhorando o tráfego na Avenida Piraporinha, no entroncamento com a Avenida Robert Kennedy.
Estima-se que o novo eixo viário deva atender a uma média diária de 20 mil viagens por dia. Além deste benefício, a ligação ao Corredor ABD vai ganhar outros dois viadutos, na altura da intersecção da Avenida 31 de Março e Avenida Lions – projeto em construção mediante investimento de R$ 72 milhões, incluindo alargamento de pista e infraestrutura.

Em complemento às obras de mobilidade no entorno, a Prefeitura entregou a Avenida Marginal Ribeirão dos Couros, importante eixo viário que agora fará a ligação direta entre a Avenida Piraporinha – na altura da loja Havan, próxima à divisa com Diadema – e o Corredor ABD, no bairro Jordanópolis.

 A obra consistiu na execução do acesso de 2,2 quilômetros de extensão, visando melhorar o fluxo de veículos na região. O investimento nesta fase se dá no valor de R$ 70 milhões, compreendendo desapropriações e 45 mil metros quadrados de nova via.
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Um Comentário

  1. Qual era a necessidade de ser estaiado? Um viaduto normal não bateria estruturalmente? Só vejo estruturas como essa para transposição de grandes trechos que precisam dissipar as forças da própria estrutura, ou pra virar um cartão postal caro.

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