Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHome

Consórcio ABC discute ações para democratização do acesso ao livro em 2025

Entidade regional participa de grupo de trabalho que discute o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou da última reunião deste ano do Grupo de Trabalho de Governança do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLB). A iniciativa é coordenada por representantes e da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativa e da Ação Educativa.

Durante o encontro, foi apresentada a atualização do plano de comunicação do grupo, incluindo as ações realizadas em 2024 e as projetadas para o próximo ano.

O plano tratará da democratização do acesso aos livros, do fortalecimento das bibliotecas públicas, escolares e comunitárias. Outras ações incluem o incentivo à formação de leitores, ao entendimento da leitura e escrita como direitos e pilares da cidadania e ao fortalecimento da cadeia do livro a partir da bibliodiversidade.

A reunião apresentou uma análise da sexta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que abrangeu todo o território nacional. O levantamento mostra que, a partir de 2015, houve uma piora no cenário nacional, evidenciando que os planos são necessários para reforçar a política de leitura e de escrita.

A Pesquisa Retratos da Leitura é considerada a mais abrangente na tarefa de medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi feita pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.

O encontro também contou com a participação de Alexandre Martins Fontes, presidente da Associação Nacional de Livrarias, que falou sobre o projeto da Lei Cortez (Projeto de Lei do Senado n° 49, de 2015, que institui a Política Nacional do Livro e regulação de preços).

O texto estabelece preço de capa para os livros lançados durante os primeiros 12 meses a partir da publicação, com desconto máximo de 10%, e pretende contribuir para garantir a sobrevivência da indústria editorial e do mercado livreiro brasileiros. O projeto de lei tramita no Senado e é inspirado na legislação existente em países europeus, atualmente com consulta pública aberta.

Plano Estadual do Livro

O GT de Governança do Plano Estadual do Livro conta com a participação de uma série de atores envolvidos na temática, tanto do setor público quanto da iniciativa privada e da sociedade civil, como Conselho Regional de Biblioteconomia, Secretaria Estadual de Educação, Rede Beija Flor de Bibliotecas Comunitárias, Fundação Dorina Nowill, SP Leituras, Unesp, além de editoras, livrarias e associações.

O grupo foi formado a partir de uma articulação iniciada pelo Consórcio ABC, por meio do Grupo Temático Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Ao longo deste ano, foi realizada uma série de ações conjuntas em todo Estado, a fim de elaborar uma minuta do PELLLB que deve ser finalizada no primeiro semestre de 2025.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo