O vereador de Santo André, Pedro Botaro – PSDB, reeleito para mais quatro anos de mandato, seguiria para seu terceiro e novo mandato a partir de 1º de janeiro de 2025, porém, o parlamentar foi alçado ao alto escalão para compor uma das secretarias na nova e pouca reformulação feita pelo sucessor de Paulo Serra – PSDB, Gilvan – PSDB, no secretariado.
HISTÓRICO
Assim, Pedro Botaro está em seu segundo mandato na Casa de Leis, pois foi eleito com 5.163 votos em 2016 e reeleito em 2020 com 5.713 votos, inclusive, sendo o vereador mais votado da cidade na ocasião.
Além dos dois mandatos, o parlamentar, que deixará a Câmara para assumir a Secretaria de Educação, já foi diretor e Secretário de Cultura em Santo André, diretor do Parque Estadual Chácara da Baronesa e líder do Governo Paulo Serra na Câmara no biênio 2017/2018.
Antes desses cargos, porém, o tucano, em 2019, foi eleito presidente da Câmara Municipal, conquistando o cargo com ampla maioria de vereadores a seu favor.
Aliás, no período em que esteve presidente da Casa de Leis, Botaro recuperou o prédio do Legislativo e economizou mais de R$ 30 milhões.
Em 2021, foi reeleito, e segue dando continuidade aos projetos. Já em 2023, atendendo a um convite do Prefeito Paulo Serra – PSDB, ocupou o cargo de Secretário de Ações Governamentais.
Ademais, repetindo o mantra ecoado pelo prefeito Paulo Serra – PSDB e pelo seu sucessor, Gilvan – PSDB, foram feitos ajustes em algumas secretarias, porém, a essência permaneceu, assim sendo, Pedro Botaro deixa a cadeira de vereador para ser Secretário de Educação para o quadriênio 20025-2028.
CELSO M. RODRIGUES