Laura Yamane
Quando você acha que o ano está acabando e agora é só pensar no Natal e fazer planos para 2025, vem o convite para uma semana de moda sensacional.
A 8ª edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) @brasilfashionweek, realizada entre 13 e 15 de dezembro, apresentou uma programação inovadora para celebrar a bioeconomia e a cooperação, já antecipando as tendências discutidas na COP30. O evento, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, é uma das principais plataforma de moda sustentável da América Latina, e convidou o público desfiles de marcas ambientalmente e socialmente conscientes. A coluna acompanhou seis deles.
A @repassabr apresentou uma sequência linda de peças garimpadas. Muitas das modelos traziam plaquinhas com referências à história de cada roupa, por exemplo “este vestido foi usado em um dos dias mais especiais da minha vida”.
A @bocaiuvamodainclusiva fez um desfile com um casting super diverso, afinal o intuito da marca é promover uma mudança cultural.Explora o misticismo do folclore de águas e o Pantanal . Sustentabilidade é outro aspecto importante e as camisetas são produzidas em algodão sustentável certificado pela BCI (Better Cotton Initiative).
A marca mexicana @reneorozco.mx destacou o amarelo, extraído das pétalas de cempasúchil, flor icônica do México e associada ao Dia de Los Muertos. O tom geral das peças é minimalista e funcional: calças cargo, camisas brancas, quimonos, vestidos de cintura baixa e trench coats de corte militar.
O terceiro bloco de desfiles trouxe a @suntime.swim, especializada em moda praia e resort. Destaque para os looks dourados na passarela, um deles ideal para aquelas que querem passar o ano novo poderosas, atraindo energias de prosperidade. Os biquinis em patchwork também eram lindíssimos.
A carioca @min.rj apresentou cores neutras, mas cheias de bossas, em vestidos, quimonos e conjuntos. Um de seus diferenciais é a modelagem — as roupas têm certa amplitude para atender diversos manequins.
O Brasil Eco Fashion Week encerrou o sábado com o @studioorla. Vinda diretamente de Fortaleza, a marca se inspira no sol, no sal e no mar, para criar uma moda praia que conta histórias da região por meio de cores e texturas. O desfile foi aberto pelo lindo apresentador e atleta paralímpico @fernandolife.