Laura Yamane
Brasil Fashion Week é uma plataforma que promove as boas práticas do mercado e de marcas inseridas na indústria da moda que vem se desenvolvendo com fogo nos atributos de sustentabilidade
“O Brasil representa a maior cadeia produtiva de moda completa do ocidente ,e obriga desde o cultivo da fibra no campo, até a reciclagem do produto . Nosso pais tem um grande potencial para inspirar modelos criativos e parcerias ao longo desse caminho, e temos como missão estimular esse processo” brasilecofashion
O desfile das marcas apresentadas pelo hub Nordestesse é resultado do desafio Nordestesse TENCEL™ Canatiba Têxtil, que selecionou cinco estilistas nordestinos para desenvolver coleções-cápsula usando tecidos sustentáveis. Os criativos receberam 200 metros de tecido com fibras TENCEL Liocel e criaram as coleções apresentadas na 8ª edição Brasil Eco Fashion Week.
George Azevedo -Rio Grande do Norte
@georgeazevedo.art
George Azevedo transformou seu dom de pintura em uma marca de moda que ressignifica peças em desuso. Inicialmente pintava telas e logo migrou para intervenções em jeans, resgatando a estética das marcas brasileiras dos anos 1980 e 1990, com foco na fauna nordestina. A marca se destaca pelo upcycling de peças com pequenos defeitos.
Na passarela, apresenta a coleção inspirada no Caju, com 12 looks que misturam referências dos anos 1980. Entre peças oversized e fluidas – jaquetas, blazers, bomber jackets e vestidos – as intervenções artísticas incluem pinturas manuais, renda de bilro e crochê celebrando o artesanato brasileiro.
MOA-Pernambuco
@moa_moemacardoso
www.moemacardoso.com.br
Com formação em Administração e Arquitetura, e uma carreira prévia como vidreira premiada, Moema Cardoso, aos 50 anos, decidiu criar a MOA em 2019, em Recife, inicialmente com bolsas autorais que mesclam técnicas como cestaria, macramê, crochê e tricô.
Na passarela, a MOA apresenta a coleção Varanda, que convida ao aconchego e desaceleração. Com looks que trazem a rusticidade do crochê e texturas de fios, a coleção explora formas confortáveis e soltas, representando os cantos de descanso de uma varanda. As peças, que inicialmente eram bolsas e agora incluem saias e vestidos, celebram o artesanato como linguagem de memória e conexão.
INTTUÍ -Bahia
@inttui__
inttui.com.br
A INTTUÍ, marca fundada por Washington Carvalho, apresenta a coleção “Imaginário – Ouro do Brasil” unindo design, ancestralidade e moda sustentável. A coleção incorpora elementos do folclore e saberes ancestrais em peças vestíveis. A identidade da marca é reforçada através de recortes sinuosos, sobreposições, bordados e volumetria, com inspiração na arquitetura e ancestralidade.
O criativo utiliza uma variedade de tecidos sustentáveis, incluindo fibras naturais, algodão, paetês ecológicos da Moltec com produção 100% manual e descarte zero, além de miçangas de madeira e canutilhos de vidro. A paleta de cores transita entre azul noturno, azul céu, amarelo, off-white, marrom ouro e bege natural, representando diferentes aspectos da liberdade e prosperidade, temas centrais da coleção.
Balbina– Bahia
@sejabalbina
A marca Balbina, fundada em 2020, em Feira de Santana, destaca-se por sua abordagem sustentável e inclusiva na moda. Dirigida por Moab Barros e Maria Helena Barros, a marca utiliza técnicas artesanais como fuxico, patchwork e crochê, além de tecidos e fibras naturais como a palha.
A participação no BEFW representa um marco significativo para a Balbina, evidenciando o reconhecimento de sua moda autoral e sustentável. A coleção apresentada homenageia Feira de Santana como entroncamento rodoviário destacando o interior do Nordeste brasileiro como produtor de moda sustentável.
Adriana Meira -Bahia
@adrianameiraatelier
Adriana Meira, nascida em Brumado, fundou sua marca homônima em 2014 após uma jornada que incluiu formação em Gestão e Design de Moda em Salvador e experiências em diversas marcas.
A marca Adriana Meira se destaca por suas criações que mesclam ancestralidade, referências do Sertão, santos e orixás, utilizando técnicas artesanais como rendas, bordados e apliques. A marca prioriza upcycling, reaproveitamento de retalhos e trabalho com mão de obra local. Recentemente, o ateliê se mudou para uma fazenda antiga em Brumado, onde Adriana forma artesãs locais.