O deputado estadual Teonilio Barba – PT, promoveu, no sábado (14), uma reunião do Conselho do Mandato no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que contou com a presença do ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. O encontro teve como foco a análise da conjuntura política e econômica no estado de São Paulo e seus reflexos no cenário nacional.

Durante a plenária, Barba destacou a importância do momento para debater os desafios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva – PT. “Hoje realizamos uma grande plenária do conselho político do nosso mandato. Com a participação especial do ex-ministro José Dirceu, tivemos a oportunidade de debater os desafios para o governo Lula e para o Brasil”, afirmou o deputado. Segundo ele, o governo federal tem priorizado o combate à desigualdade, bem como o desenvolvimento social e econômico do país.
Ainda assim, Barba apontou que 2025 será um ano de muitos desafios, mas também de conquistas. “O ano de 2025 será de muita luta, mas também vai ser um ano para colher bons frutos desse trabalho que o Lula tem feito”, ressaltou. O deputado aproveitou para agradecer a participação de seus aliados e reforçou o compromisso de continuar na luta por um país mais justo e democrático.
Por sua vez, José Dirceu reforçou a relevância da defesa da democracia, destacando que esse princípio é fundamental para garantir direitos e justiça social. “Defender a democracia é essencial para assegurar justiça social e direitos para todos!”. Segundo o ex-ministro, o encontro foi um momento significativo de reflexão e articulação para os desafios do país. “Seguiremos firmes, unindo forças por um país mais democrático, inclusivo e sustentável. Juntos, construímos o amanhã que desejamos”, pontuou Dirceu.
A reunião também acontece em um momento de reposicionamento do Partido dos Trabalhadores (PT) no Grande ABC. Apesar de o PT ter histórico de força política na região, o partido viu sua presença diminuir nas prefeituras locais. Atualmente, o PT comanda apenas a cidade de Mauá, onde Marcelo Oliveira foi reeleito. Contudo, perdeu o controle de Diadema, com José de Filippi Júnior, e viu seus candidatos a prefeito terem desempenhos abaixo do esperado em Santo André, São Bernardo e São Caetano.
