Fim de ano, amigo secreto, mimos para presentear amigos e familiares, mas será que as compras feitas pela internet são confiáveis? Quando se trata de lojas virtuais, a real avaliação será feita quando o produto chegar, porém, para não cair em ciladas, o jornalista e especialista em Direito do Consumidor, Dr. Celso Russomanno sugere alguns passos de segurança.
Assim, o advogado afirma que é preciso ter cuidado e desconfiar de ofertas vantajosas, por isso, pesquise preços de concorrentes e dê preferência a magazines e grandes lojas, além de:
“Antes de finalizar o negócio, verifique a loja em: ‘CONSUMIDOR.GOV.BR’ e ‘RECLAME AQUI’, além do CNPJ, telefone fixo e endereço físico, assim, terá certeza que está instalada em determinado local, aliás, pesquise no Google Maps se ela existe”, sugere o advogado.
O especialista propõe pesquisar outras informações sobre o vendedor.
“Pesquise CNPJ, Razão Social e Inscrição Estadual, acesse e consulte o site da Fazenda: fazenda.gov.br., pesquise se o CNPJ e IE estão ativos, a data de abertura da empresa e evite aquelas recém-abertas, o CNPJ novo”, recomenda ele.
O advogado afirma que, além destes recursos, é possível se cercar de outras maneiras.
“Consulte também o Procon de sua cidade se há outras reclamações, só compre em lojas autênticas e sites seguros, com selo “internet segura” ou “compra segura”, e cuidado com lojas anunciadas no Facebook e Instagram, onde são dados golpes”, propõe o advogado.
Pagamento
Para evitar ser cobrado e não receber o produto, Russomanno indica:
“Nunca pague em boleto, débito ou PIX, ao comprar pela Internet. Use cartão de crédito e pague em parcelas, nunca à vista, pois caso o produto seja enviado errado ou não ocorra a entrega, é possível cancelar a compra. E se for vítima de estelionato, registre boletim de ocorrência e informe ao delegado que deseja fazer a representação criminal”, recomenda ele.
Inscreva-se no canal do Youtube do Celso Russomanno: www.youtube.com/crussomanno e o siga em: @celsorussomanno nas redes sociais e no TIKTOK: @patrullha.celsorussomanno.
CELSO M. RODRIGUES