HomePolítica

Celso Russomanno afirma que compras em sites devem seguir um rito de segurança

Advogado recomenda consulta de CNPJ, IE, pesquisa de fachada, além dos conhecidos sites como do governo do federal e o Reclame Aqui

Fim de ano, amigo secreto, mimos para presentear amigos e familiares, mas será que as compras feitas pela internet são confiáveis? Quando se trata de lojas virtuais, a real avaliação será feita quando o produto chegar, porém, para não cair em ciladas, o jornalista e especialista em Direito do Consumidor, Dr. Celso Russomanno sugere alguns passos de segurança.

Assim, o advogado afirma que é preciso ter cuidado e desconfiar de ofertas vantajosas, por isso, pesquise preços de concorrentes e dê preferência a magazines e grandes lojas, além de:

 

Além de advogado e jornalista, Dr. Celso Russomanno também ocupa uma cadeira de deputado federal em Brasília

“Antes de finalizar o negócio, verifique a loja em: ‘CONSUMIDOR.GOV.BR’ e ‘RECLAME AQUI’, além do CNPJ, telefone fixo e endereço físico, assim, terá certeza que está instalada em determinado local, aliás, pesquise no Google Maps se ela existe”, sugere o advogado.

O especialista propõe pesquisar outras informações sobre o vendedor.

“Pesquise CNPJ, Razão Social e Inscrição Estadual, acesse e consulte o site da Fazenda: fazenda.gov.br., pesquise se o CNPJ e IE estão ativos, a data de abertura da empresa e evite aquelas recém-abertas, o CNPJ novo”, recomenda ele.

O advogado afirma que, além destes recursos, é possível se cercar de outras maneiras.

“Consulte também o Procon de sua cidade se há outras reclamações, só compre em lojas autênticas e sites seguros, com selo “internet segura” ou “compra segura”, e cuidado com lojas anunciadas no Facebook e Instagram, onde são dados golpes”, propõe o advogado.

Pagamento

Para evitar ser cobrado e não receber o produto, Russomanno indica:

“Nunca pague em boleto, débito ou PIX, ao comprar pela Internet. Use cartão de crédito e pague em parcelas, nunca à vista, pois caso o produto seja enviado errado ou não ocorra a entrega, é possível cancelar a compra. E se for vítima de estelionato, registre boletim de ocorrência e informe ao delegado que deseja fazer a representação criminal”, recomenda ele.

Inscreva-se no canal do Youtube do Celso Russomanno: www.youtube.com/crussomanno e o siga em: @celsorussomanno nas redes sociais e no TIKTOK: @patrullha.celsorussomanno.

 

CELSO M. RODRIGUES

 

 

 

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo