O ex-vereador Rafael Demarchi foi anunciado como o futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo. O convite partiu do prefeito eleito, Marcelo Lima – Podemos, que assume o cargo em 2025.
De candidato a coordenador
Inicialmente, Demarchi era pré-candidato à prefeitura, mas a entrada de uma nova candidatura mudou o cenário. “Eu tinha o sonho de ser prefeito, mas, em certo momento, o partido optou por apoiar outra candidatura. Decidimos, então, sair do partido e apoiar o Marcelo”, contou o ex-vereador. A parceria deu certo, e, após a vitória de Marcelo Lima, Demarchi foi convidado a assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico.
Desafios
À frente da secretaria, Demarchi enfrentará o desafio de modernizar o ambiente de negócios. Ele reconhece que a cidade precisa ser mais amigável para empreendedores. “Hoje, o ambiente de negócios na cidade é hostil. O empresário, que deveria ser aliado, acaba se sentindo inimigo da prefeitura”, destacou.
Para reverter esse cenário, Demarchi promete implementar o Facilita Já, um programa de desburocratização que, segundo ele, será “o maior que São Bernardo já viu”. O objetivo é reduzir a burocracia para abertura de empresas e licenciamento de atividades, com previsão de lançamento nos primeiros seis meses de governo. “A prefeitura precisa apoiar o empreendedor, pois ele é quem gera empregos e tributos para a cidade”, afirmou.
BORA SBC
Além do Facilita Já, Demarchi liderará a execução do plano BORA SBC, que visa reposicionar São Bernardo como uma cidade mais competitiva e inovadora. O plano conta com seis eixos principais:
Logística Inteligente: Atrair grandes empresas de logística e transformar a localização estratégica da cidade em uma vantagem competitiva.
Fortalecimento Industrial: Criar um Conselho Público-Privado para dialogar com as indústrias e atrair novos investimentos.
Distrito de Inovação: Estabelecer um Polo de Tecnologia e Inovação para atrair startups e empresas de tecnologia.
Capacitação de Jovens: Lançar o programa Conecta SBC, que capacitará jovens para profissões do futuro, como desenvolvimento de software e Internet das Coisas (IoT).
Hub de Inovação e Economia Criativa: Criar um espaço de apoio para startups, com parcerias público-privadas para incubação de novos negócios.
Turismo e Economia Criativa: Incentivar o turismo em locais como o Riacho Grande, com o objetivo de atrair visitantes e fomentar a economia local.
Compromisso
A escolha de Rafael Demarchi para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico não foi por acaso. Ele revelou que seu plano de governo foi incorporado por Marcelo Lima na proposta de gestão. “Ao vencer as eleições, Marcelo me disse: ‘Rafael, ninguém melhor que você para tocar isso'”, contou.
MARCOS FIDELIS