HomePolítica

Alex Manente amplia debate sobre inclusão com Carteira Nacional da PcD

Deputado Federal critica falas de ministro do STJ sobre autismo

O deputado federal Alex Manente – Cidadania, segue ampliando seu protagonismo em pautas relacionadas à inclusão social. Recentemente, ele destacou a aprovação do regime de urgência para a criação da Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Deficiência. Além disso, criticou duramente declarações consideradas ofensivas do ministro do STJ – Superior Tribunal de Justiça, Antonio Saldanha, sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Em primeiro lugar, Manente celebrou os avanços no Congresso em prol das pessoas com deficiência. “Vem aí a Carteira Nacional de Identificação de Pessoa com Deficiência. Aprovamos o regime de urgência da matéria e ela pode ser votada diretamente no Plenário. Estamos trabalhando para criar a Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Deficiência”, afirmou.

Segundo o parlamentar, o documento facilitará a comprovação da condição, incluirá informações dos cuidadores e laudos médicos, além de ter validade nacional por cinco anos. “O mais importante, será um documento válido em todo o nosso país”, reforçou.

Por outro lado, o deputado não poupou críticas às declarações de Antonio Saldanha, feitas em um evento em São Paulo, onde o ministro do STJ classificou o TEA como um “problema” e comparou as clínicas especializadas a um “passeio na floresta”. A fala gerou indignação entre familiares e ativistas da causa.

“Meu repúdio à fala desrespeitosa do ministro Antonio Saldanha sobre os autistas. As famílias atípicas podem continuar contando comigo, com meu trabalho e empatia, para avançar na conquista de uma sociedade inclusiva”, afirmou Manente.

Ele também enfatizou que o discurso do ministro reflete falta de sensibilidade: “A fala do ministro é um absurdo, uma completa falta de bom senso, de respeito, de dignidade e, principalmente, de empatia com todos os autistas e as famílias atípicas.”

 

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo