O Palmeiras busca um feito no Brasileirão que só ocorreu em duas oportunidades no modelo de pontos corridos, sendo assim, foram 18 edições da competição já disputadas da competição com 20 equipes.
Desse modo, só em 2009 e 2020 o segundo colocado, faltando dois jogos para o fim da competição, terminou campeão.
Aliás, é este o pano de fundo que a equipe alviverde vive, já que soma 70 pontos e está a três do líder Botafogo, que venceu o confronto direto entre os dois times por 3 a 1, terça-feira (26), no Allianz Parque.
COINCIDÊNCIA
Dessa maneira, a última vez que este fato ocorreu foi há quatro anos, quando o Internacional era líder ao final da trigésima sexta rodada com 69 pontos, e um à frente do Flamengo. Porém, o time carioca ultrapassou o time sulista na penúltima partida e terminou com o título brasileiro.
MAIS
A outra oportunidade foi, coincidência ou não, o Flamengo campeão de novo. Assim, a dois jogos do final daquela edição, a equipe estava a um ponto do São Paulo, que era líder com 62, no entanto, assumiu a liderança na trigésima sétima rodada e de novo levantou o caneco.
Entretanto, nas 16 edições restantes nos atuais moldes, o primeiro colocado na trigésima sexta rodada ou já era campeão antecipado, ou garantiu a taça depois.
NA PELE
O Palmeiras, hoje vice-líder, passou por esta situação nas outras conquistas, de 2016, 2018, 2022 e 2023.
DEPENDE
Assim, o Verdão não depende mais apenas de si para sagrar-se campeão. Contudo, o time de Abel Ferreira pode voltar à ponta da tabela na próxima rodada, porém, para que isso aconteça, o Palestra Itália precisa vencer o Cruzeiro, no Mineirão, quarta-feira (04), às 21h30, e que o Botafogo-RJ perca sua partida contra o Internacional, no Beira-Rio, quarta-feira (04), 21h30.
Neste cenário, as duas equipes ficariam empatadas com 73 pontos, todavia, o time de Abel Ferreira teria a vantagem no número de vitórias: 22 contra 21.
CHANCES
A derrota para o Glorioso, no confronto direto entre os dois líderes, fez as chances do Palmeiras reduzirem de 69,74% no início da rodada para 22,79% após o jogo no Allianz Parque.
O Verdão terá uma semana de treinos até o próximo jogo, quarta-feira (04), às 21h30, contra o Cruzeiro, no Mineirão. A rodada final será contra o Fluminense, no Allianz Parque.
				