CulturaHome

OUTONO

Estreia dia 15 de novembro, no Teatro do Sol. Grupo Gattu, Vencedor da categoria Melhor Companhia de Teatro pelo Blog do Arcanjo, apresenta peça com espetáculos gratuitos

Nos bastidores de uma filmagem, reviravoltas mudam o rumo da história, tanto na frente quanto atrás das câmeras. Elenco e equipe enfrentam crises existenciais e diálogos afiados e o que é real e o que é ficção se confundem num jogo excitante e divertido. Será que a linha entre arte e vida é tão tênue quanto a luz do projetor que brilha no escurinho do cinema?

Vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, o Grupo Gattu estreia novo espetáculo, “OUTONO”, com texto e direção de Eloisa Vitz, após sua participação no FRINGE – maior festival de artes do mundo ocorrido em Edimburgo/Escócia. “OUTONO”, que comemora os 24 anos do Grupo Gattu, estreia no dia 15 de novembro, sexta às 20h. As apresentações serão de terça à domingo (com matinês aos finais de semana) e ocorrem no Cine e Teatro do Sol até o dia 15 de dezembro. Entrada Franca.

fotos de Eloisa Vitz e Mariana Fidelis

Dando continuidade à tetralogia sobre o tempo, o Grupo Gattu apresenta “OUTONO”, terceira parte da série que já contou com os aclamados espetáculos “VERÃO” (indicado ao Prêmio Governador do Estado 2023) e “INVERNO”. Com texto e direção de Eloisa Vitz, a peça traz uma inovadora mistura de linguagens entre o teatro e o cinema, característica marcante do trabalho da diretora e dramaturga.

“OUTONO” é um espetáculo que retrata os bastidores da filmagem de um longa-metragem, onde nada é o que parece. Reviravoltas inesperadas surgem a cada cena, transformando a trama em um jogo de realidades que flutua entre a ficção e o processo criativo do cinema. Eloisa Vitz constrói uma narrativa instigante, onde as relações entre os personagens são constantemente reavaliadas, revelando as fragilidades e tensões próprias dessa estação que expressa um momento de transição.

“Assim como a estação que dá nome ao espetáculo, ‘OUTONO’ representa uma fase de transformação, marcada pela passagem entre dois extremos – o calor do ‘VERÃO’ e o frio do ‘INVERNO’. Da mesma forma, os personagens de ‘OUTONO’ estão em um estado de transição, enfrentando dilemas existenciais e mudanças inesperadas. O espetáculo, tal qual a estação, apresenta a beleza e a melancolia da mudança, explorando o impacto das transformações nas relações humanas”, diz Eloisa sobre o 15º espetáculo escrito e dirigido por ela, encenado pelo Grupo Gattu.

Com cenas que combinam profundidade e humor, “OUTONO” convida o público a mergulhar em uma experiência nova e envolvente, refletindo sobre o tempo, as escolhas e as reviravoltas da vida. A peça apresenta mais uma vez a habilidade do Grupo Gattu em inovar no teatro brasileiro, criando um espetáculo mágico e apaixonante que mistura linguagens, diversão, suspense, sedução, poesia e altas doses de sonho, características marcantes do trabalho deste coletivo.

OUTONO

Texto e Direção: Eloisa Vitz

Assistente de Direção: Miriam Jardim

Elenco: Eloisa Vitz, Miriam Jardim, Mariana Fidelis, Lilian Peres, Daniel Gonzales, Claudio Nasci e Jailton Nunes

Equipe técnica: Arthur Lopez e Mariana Azevedo

Figurino e adereço: Heron Medeiros

Iluminação e cenário: Eloisa Vitz

Recomendação: 12 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 60 lugares

Temporada gratuita

A bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo.

Reservas pelo Sympla, telefone e whatsapp: chegar 30 minutos antes da apresentação para garantia dos ingressos.

Estreia: dia 15 de novembro de 2024 às 20h

Temporada: de 15 de novembro a 15 de dezembro.

Sessões: Terça à quinta, às 19h | Sextas, às 20h | Sábados e domingos, às 16h e às 20h (duas sessões)

Local: Cine e Teatro do Sol

Rua Damiana da Cunha, 413 – Santana

Telefone: 11. 3791.2023

Whatsapp: 11. 95679.2526

Sobre o Grupo

Reconhecido pelos Prêmios Arcanjo de Cultura, Shell de Teatro, Governador do Estado, Aplauso Brasil, Femsa Coca Cola, Melhores do Ano do Portal R7, Prêmio Zescar Melhor Acolhimento, entre outros, o Grupo Gattu celebra em 2024, vinte e quatro anos de uma carreira sólida e consagrada no cenário teatral. Seus pilares fundamentais são a Formação de Plateia, Excelência Artística, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano.

Fundado pela atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz, o Grupo Gattu tem como compromisso a criação artística de alta qualidade e rigor estético. Com uma rotina diária de ensaios e uma dedicação contínua à pesquisa, buscamos sempre oferecer o melhor em arte, cultura e entretenimento de forma gratuita para a população.

Em 2022 e 2023, o Grupo Gattu teve a honra de participar do Edinburgh Fringe Festival, o maior festival de artes do mundo, sediado na Escócia, representado por Eloisa Vitz.

Mais de 250 mil pessoas já se divertiram, emocionaram e tiveram suas vidas transformadas pelas experiências proporcionadas pelos nossos espetáculos. São adultos, jovens e crianças do mais variado perfil econômico que, muitas vezes, tem a oportunidade de assistir, pela primeira vez, uma peça de teatro.

Reconhecendo o teatro como uma experiência artística completa, o Grupo Gattu acolhe seu público desde o momento da recepção até os aplausos finais, tratando cada espectador como um convidado especial. Com uma linguagem inovadora, ingressos gratuitos e ações de acessibilidade e educação, buscamos incentivar a participação de todos, valorizando e respeitando a diversidade e a pluralidade da nossa comunidade.

Para saber mais sobre o Grupo Gattu, visite nosso site: http://www.gattu.com.br/

Sobre Eloisa Vitz

Eloisa Vitz fundou e dirige o Grupo Gattu há 24 anos. Além de atriz e diretora, é dramaturga e autora de 11 livros. Possui formação pela EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP, é Bacharel em Direito e Letras, e possui Pós-Graduação em História da Arte.

Eloisa é uma das maiores autoridades em Nelson Rodrigues no país, sendo a artista que dirigiu o maior número de espetáculos do autor no Brasil. Esta notória habilidade lhe rendeu também a indicação ao VI Prêmio Aplauso Brasil, na categoria de melhor atriz, pelo trabalho em “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017).

À frente do Grupo Gattu, Eloisa realizou diversos espetáculos memoráveis, incluindo “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente (2008), “Viúva porém Honesta” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2011), “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2010/2011), “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues (2010/2011/2012), “Serpente” de Nelson Rodrigues (2011/2012), e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017/2018), “A Todo Vapor” de Artur Azevedo (2023) e “A Mulher sem Pecado” de Nelson Rodrigues(2024).

Eloisa também é autora dos textos das peças “Rapunzel” (2012/2013/2014), indicada ao Prêmio Femsa de melhor texto adaptado para teatro infantil, “Frisante” (2013), “Reino” (2014), vencedora do prêmio de melhor texto do Portal R7, “Reino 2” (2015), “Amor” (2015/2016), “Cinderela” (2016), “Fortuna” (2016/2017), “Graça” (2017), “A Bela e a Fera” (2018), “Glória” (2019), “A Roupa Nova do Rei” (2019), “Chapeuzinho Vermelho” (2021), “Verão” (2022), indicada ao Prêmio Governador do Estado e “Inverno” (2023).

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo