Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN)
Em linhas gerais, um Transtorno de Personalidade seria um modo específico de pensar, sentir e agir no mundo, no qual o sujeito não consegue elaborar suas frustrações e inaptidões, colocando o “outro ser humano” numa posição complicada e trazendo um sofrimento psíquico significativo nas relações humanas.
Os principais Sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista são: alta sensibilidade própria, chateação frequente com o comportamento dos outros, mágoas excessivas com o fracasso, sensação de desprezo e de derrota. Explosões de raiva excessiva, falta de empatia com a dor do outro, sensação de grandiosidade, de ser alguém especial, inveja, pensam que todos tem inveja deles, não tem limites, querem aplausos, exploram e abusam das outras pessoas emocionalmente, financeiramente, intelectualmente.
De outro modo, o indivíduo com (TPN) tem como característica principal a autograndiosidade, falta de empatia e não observação do sofrimento do outro (falta de compaixão), sendo que ele tem sérias questões com limites (eu-outro). Normalmente tratam as pessoas com abusos e explorações (relações afetivas, profissionais, familiares).
A questão principal e intrínseca desta Patologia é que o sujeito com este transtorno não observa o fato humano de que “não somos o centro do Universo” e muito menos “as pessoas não estão tão interessadas em nós o quanto pensamos” e, que “mesmo fazendo coisas legais nem sempre teremos aplausos ou gratidão”.
Sendo assim, o indivíduo com Personalidade Narcisista age como se fosse um “eterno bebê com o amor exclusivo da mamãe custe o que custar” e que “este bebê não consegue e nem quer lidar com as frustrações e infortúnios da vida” em detrimento dos direitos fundamentais de outras pessoas.
Por fim, dentro destas poucas linhas, poderíamos dizer que para a Psiquiatria Atual o ser humano com Transtorno de Personalidade tem sérios problemas nas Relações Interpessoais e na sua Autoidentidade (como exemplo, variam em pessoas bondosas ou caridosas demais por exemplo numa igreja e cruéis ou pornográficas em outros ambientes) e causam uma série de danos físicos e psíquicos a outras pessoas, sem sentir culpa ou se importar com isto.
Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN)
(Série – Saúde Mental)
Por: Dra Sandra Magrini – Psicóloga/ Neurocientista
Celular: (11) 98875-8480
Alameda Terracota, n. 215
Espaço Cerâmica – São Caetano do Sul/SP