Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesCulturaHomeÓculosÓtica

Feira Cultural AfroSanca marca comemorações pelo mês da Consciência Negra em São Caetano

“Resistir para existir. Um acerto de cor.” Este é o lema da quinta edição da Feira Cultural AfroSanca, que celebra o mês da Consciência Negra. O evento reúne uma série de atrações artísticas e culturais em São Caetano do Sul. Neste sábado e domingo (23 e 24 de novembro), das 13h às 20h, no Espaço Verde Chico Mendes: Av. Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica, com entrada solidária: o público contribui com 1 kg de alimento não perecível.

As atrações são livres para todos os públicos. A atividade é organizada pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conescs) e da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio da Secretaria de Educação (Seeduc), da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do Sesc SP.

 

Ataliba : Atrações da 5ª Feira Cultural AfroSanca

 

O evento terá contação de histórias, shows musicais, danças, oficinas, vivências e manifestações da cultura popular dos povos africanos e afrodescendentes. No domingo, a atual bicampeã do grupo especial do carnaval paulistano, a escola de samba Mocidade Alegre, marca o encerramento das atividades, às 19h30. Fundada em 1967, a agremiação soma 18 enredos de temática africana e afro-brasileira, inclusive o do carnaval de 2025: “Quem não pode com Mandinga, não carrega Patuá.” A atração é oferecida pela USCS.

No espaço gastronômico, os visitantes poderão saborear acarajé, hamburguer, tapioca, espetinhos, lanches, pasteis, chopps artesanais, entre outras iguarias. O objetivo é celebrar os costumes e as tradições da cultura negra e da comunidade afrodescendente no município, fomentando o afro empreendedorismo e as manifestações artísticas da comunidade negra são-caetanense e da região.

Programação artística (sujeita a alterações. Consulte atualizações na Agenda Cultural, disponível no site cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br)

Sábado, 23 de novembro

Palco Zumbi dos Palmares
13h – Contação de histórias: Carne de língua- as histórias do meu avô Marabu (com Dom Jair Rodrigues – EMEF Leandro Klein)
13h45 – Apresentação artística da EMEF Senador Flaquer
14h – Apresentação artística da EMEF Laura Lopes
14H15 – Rap com Jhotha, popping com Metalders e apresentação de hip hop
15h30 – Dança, com Felipe Júlio
16h15 – Michelle Vitória
17h30 – grupo Samba da Família (@ssambadafamilia)

Quiosque Quilombo Afro Vivências
13h30 – Oficina de Turbantes com Empodê
14h30 – Oficina de bonecas Abayomi com EMEF Laura Lopes

Domingo, 24 de novembro

Palco Zumbi dos Palmares
13h – Culto Ecumênico
13h45 – Apresentação artística da EMEF Luiz Olinto Tortorello
14h – Grupo Aldeia de Caboclos
15h – Oficina de samba rock com Sandra Félix e Ataliba
16h – Maculelê e Roda de Capoeira com ADC Capoeira Santa Izabel
17h – Apresentação artística da Associação Brasileira de Apoio à Criança, Adolescente e Família – PONTE
18h – SESC oferece: Quebrada de Raiz convida Mestra Penha
19h30 – USCS oferece: Escola de samba Mocidade Alegre

Quiosque Quilombo Afro Vivências
13h30 Tranças afro com Empodê
14h – Exposição de trabalhos da EMEF Laura Lopes
14h30 – Contação de histórias com a escritora Alcidea Miguel e lançamento do livro de sua autoria “Essa tal diferença”

Um Acerto de Cor
Parte da exposição Um Acerto de Cor, realizada pela USCS e RN Produções Artísticas, estará na feira AfroSanca, durante todo o evento. Idealizada por Kleber di Lázzare, a proposta da montagem é informar e sensibilizar para a necessidade de se travar uma luta contra o racismo no Brasil, iniciando um processo de letramento antirracista.
Ficha técnica
Idealização, pesquisas, textos e criação: Kléber di Lázzare
Execução e pintura de arte: Paula Aviles
Produção Executiva: Marina Rodrigues
Montagem: Rafael Sandoli, Paula Aviles e Kleber di Lázzare

Projeto Help
No domingo (24), das 13h às 16h30, durante a AfroSanca, os voluntários do projeto Help oferecerão uma oficina de escrita de cartas com frases de motivação. O projeto Help trabalha com a prevenção a problemas de ordem psicológica e emocional, propondo-se a ajudar pessoas a superar traumas, medos e a vencer a depressão, a automutilação, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade e a prevenir o suicídio.

BiblioSesc
O caminhão-biblioteca do Sesc também participa do evento, no domingo (24), para apresentar o projeto e seu acervo de livros, recebendo o público que curte prosa, verso e boas dicas de leitura.

Feira de Afro Empreendedores
Parte das ações pelo mês da Consciência Negra em São Caetano do Sul, o Conescs realizou, nos dias 12, 13, 14, 18 e 19 de novembro, a Feira de Afro Empreendedores, no Atende Fácil, em São Caetano. O objetivo da Feira é apoiar o empreendedorismo de pessoas negras, com um espaço exclusivo para a exposição e comercialização de produtos e serviços que valorizam a cultura negra: roupas, acessórios, artesanato e outros, atribuindo visibilidade ao talento local e estimulando a economia de nicho.

Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS
22/11/2024

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo