 
						Marcelo Lima – Podemos, prefeito eleito de São Bernardo, revelou suas intenções para implementar a tarifa zero no transporte público da cidade, mas ressaltou que isso dependerá de negociações com a concessionária responsável. “A questão da tarifa zero é algo que pretendo negociar”, afirmou o prefeito ao ABC em Off. Ele explicou que, embora a ideia esteja em pauta, não há um modelo estabelecido, e o diálogo com a empresa de transporte será fundamental para viabilizar a proposta.
Além disso, Marcelo destacou que a possibilidade de aplicar a tarifa zero em dias de menor movimento, como domingos e feriados, será uma prioridade nas tratativas. Segundo ele, a concessionária já enfrenta dificuldades para cobrir os custos nesses dias devido à baixa demanda. “Se conseguimos viabilizar um acordo em que esse déficit se aproxime do equilíbrio, isso pode ser vantajoso para ambas as partes”, ponderou Marcelo. Apesar disso, ele foi cauteloso ao afirmar que, antes de definir o orçamento para a tarifa zero, será necessário formalizar uma negociação com a concessionária.
Contudo, Marcelo destacou que a análise do orçamento e das condições da prefeitura será parte essencial do período de transição. “A transição é um momento essencial para uma análise aprofundada da situação da prefeitura”, comentou, indicando que as conversas sobre a tarifa zero começarão apenas em 1º de janeiro. Em outras palavras, a prioridade inicial será compreender os desafios fiscais e operacionais da administração municipal.
Consórcio
Além da questão da tarifa zero, o prefeito eleito ressaltou a importância da união entre as sete cidades do ABC para enfrentar problemas comuns, como os repasses estaduais e federais. Ele defende uma abordagem coletiva para fortalecer a região, considerando fundamental o diálogo entre os prefeitos da região para alcançar novos modelos de cooperação. Nesse sentido, Marcelo Lima elogiou a eleição de Tite como prefeito de São Caetano.
Ainda mais, Marcelo demonstrou sua confiança na habilidade de Tite em criar um modelo de cooperação eficaz, especialmente pela longa trajetória pública do colega, que inclui experiências como prefeito, vereador e presidente da Câmara. “Ele tem uma bagagem extensa… Essa experiência vai contribuir muito para a nossa região”, destacou. Assim, a união das cidades do ABC, juntamente com a visão de lideranças experientes, deve consolidar a força da região em projetos e negociações com os governos estadual e federal, ampliando a possibilidade de novos recursos.
 
				