Uma recente pesquisa do IODE-PMEs – Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs – Pequenas e Médias Empresas apontou que muitas dessas empresas tiveram incremento médio de 13% no faturamento no primeiro trimestre de 2024.
Assim, a pesquisa aponta crescimento no faturamento destas modalidades de empresas acima de 8% no primeiro trimestre, em um movimento que gera muitas oportunidades.
Para a especialista em vendas, Monica Lobenschuss, professora de MBA na Fiap, mentora de startups e fundadora da Vendas Exponenciais, o momento é muito propício para que as PMEs possam alavancar seu crescimento, mas é preciso que seja de forma sólida e sustentável.
Segundo ela, otimizar processos e melhorar o atendimento aos clientes são dois elementos essenciais.
“Ter pessoas realizando tarefas burocráticas, que hoje podem ser realizadas por meio de ferramentas, como a Inteligência Artificial, é gasto desnecessário de colaboradores e tempo. Automatizando alguns processos, funcionários terão a capacidade de fazer outras atividades mais produtivas para o negócio. Além disso, ter pessoas que saibam lidar com o público é crucial para que um negócio cresça”, orienta a especialista.
Inovação
Monica reforça que a busca de novos produtos e o processo de inovação são importantes.
“Inovar, muitas vezes, é simples e pode ser feito com pequenas ações internas. Isso traz mais eficiência e ajuda, especialmente, na descoberta de novos talentos que podem ajudar na construção de um negócio mais sólido. Outro ponto, é estudar e procurar novos produtos para aumentar o mix de opções e ampliar o público consumidor da empresa”, ensina a especialista.